Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57951
Tipo: | Resumo |
Título : | Estudo das contribuições do Programa Inglês Sem Fronteiras para a internacionalização da UFC (Inglês Sem Fronteiras na UFC - HA00.2014.PG.0017) |
Autor : | Sousa, Livia Ramos de Braga, Rondinelly Castelo Borges, Vladia Maria Cabral |
Palabras clave : | Programa Inglês Sem Fronteiras;Universidade Federal do Ceará - Internacionalização;Internacionalização da educação;Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SOUSA, Livia Ramos de; BRAGA, Rondinelly Castelo; BORGES, Vladia Maria Cabral. Estudo das contribuições do Programa Inglês Sem Fronteiras para a internacionalização da UFC (Inglês Sem Fronteiras na UFC - HA00.2014.PG.0017). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo principal explicar e avaliar o funcionamento o Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF) na UFC e a sua importância para a comunidade universitária que vivencia um processo intenso de internacionalização. O IsFdesenvolve atualmente uma série de ações que visam desenvolver a proficiência em língua inglesa do corpo discente, docente e técnico-administrativo da UFC, potencializando as chances de intercâmbios variados, principalmente os relacionados ao Programa Ciência Sem Fronteiras. Algumas dessas ações são: a aplicação de testes TOEFL aos candidatos da Ciência Sem Fronteiras ao longo de todo o ano; o acompanhamento tutorial de 14.000 alunos da UFC que cursam o MyEnglish Online (curso online de língua inglesa ofertado via CAPES-MEC) e o Núcleo de Língua Inglesa local, o NucLi, que oferta cursos presenciais em diversos níveis de proficiência para cerca de 450 alunos por ano.Outros objetivos específicos do IsF são: o desenvolvimento de habilidades comunicativas e acadêmicas em língua inglesa a fim de que o aluno obtenha aprovação nos exames de proficiência nessa língua estrangeira; desenvolvimento de habilidades orais de compreensão e produção em língua inglesa visando capacitar o aluno a desempenhar suas atividades acadêmicas em instituições estrangeiras de nível superior, e o desenvolvimento de habilidades escritas de compreensão e produção em língua inglesa com vistas a capacitar o aluno a desempenhar suas atividades acadêmicas em instituições estrangeiras de nível superior. Nesse universo de ações, trataremos dos dados de planejamento, implementação e avaliação do trabalho voltado para os servidores-técnico administrativos, especificamente, em processo de familiarização com os testes TOEFL, e realizado com o apoio da PROGEP. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57951 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lrsousa.pdf | 76,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.