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Type: TCC
Title: A gestão de custos fundamentada nos métodosde custeio: um estudo multicaso em micro e pequenasempresas
Authors: Sena, Sávio Kayro Fonsêca de
Advisor: Pinto, Rochelly Sirremes
Keywords: Custos;Gestão de Custos;Métodos de Custeio;Gastos;Micro e Pequenas Empresas
Issue Date: 2021
Citation: SENA, Sávio Kayro Fonsêca de.A gestão de custos fundamentada nos métodosde custeio: um estudo multicaso em micro e pequenasempresas.2021.127f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo tem como objetivo aplicar a gestão de custos em micro e pequenas empresas através do uso de métodos de custeio em três empresas, sendo uma atuante no setor de panificação, outra no envase de água adicionada de sais e a última na prestação de serviços, como uma academia de atividades físicas, todas localizadas no interior do Estado do Ceará. Quanto as empresas analisadas no estudo, nenhuma realizava a gestão de seus custos, não usufruindo de informações importantes para definir estratégias e melhorar seus resultados. Sabendo da importância do uso desta ferramenta, o trabalho consistiu na coleta, análise e classificação dos gastos, obtenção dos custos do mix de produtos e compreensão acerca dos processos produtivos de cada entidade, através da aplicação do método de custeio variável, custeio ABC e custeio por absorção, respectivamente na Empresas Alfa, Beta e Ômega. Ademais, também foram aplicados indicadores da gestão de custos, tais como: margem de contribuição e ponto de equilíbrio contábil. Os resultados alcançados com a aplicação dos métodos de custeio comprovaram a relevância da gestão de custos, onde foi possível definir os produtos que apresentavam a maior parcela de contribuição, as atividades de maior custo e o montante referente aos custos e despesas de cada negócio. Foi possível, também calcular os valores da margem de contribuição, margem bruta unitária e total e indicar o valor do ponto de equilíbrio, neste trabalho, aplicou-se o contábil, visando indicar o valor necessário de vendas que cada empresa precisava realizar para não ter prejuízos no período, coadunando todos os resultados atingidos, a gerência estava apta a uma melhor tomada de decisões. Diante do exposto, salienta-se que implantar a gestão dos custos é um ponto decisivo para o desenvolvimento do negócio, de modo que ao utilizar informações concretas a empresa evita dispêndios que acarretariam o encerramento das atividades da organização.
Abstract: The purpose of this study is to apply cost management in micro and small companies through the use of costing methods in three companies, one of which operates in the bakery sector, another in the bottling of water with added salts and the last one in the provision of services, such as a fitness center, all located within the State of Ceará. As for the companies analyzed in the study, none performed cost management, not taking advantage of important information to define strategies and improve their results. Knowing the importance of the use of this tool, the work consisted in the collection, analysis, and classification of expenses, obtaining the costs of the product mix and understanding about the productive processes of each entity, through the application of the variable costing method, ABC costing and absorption costing, respectively in the Alfa, Beta and Omega companies. Furthermore, cost management indicators were also applied, such as: contribution margin and accounting break-even point. The results achieved with the application of the costing methods proved the relevance of cost management, where it was possible to define the products that presented the highest contribution share, the activities with the highestcosts, and the amount referring to the costs and expenses of each business. It was also possible to calculate the values of the contribution margin, unit and total gross margin, and to indicate the break-even point value; in this work, accounting was applied, aiming to indicate the necessary amount of sales that each company needed to make in order not to have losses in the period. In view of the above, it is emphasized that implementing cost management is a decisive point for the development of the business, so that by using concrete information the company avoids expenditures that would lead to the closure of the organization's activities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57822
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