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Tipo: Dissertação
Título : A formação da(s) identidade(s) em O último voo do flamingo e Terra sonâmbula
Autor : Pinheiro, Beatriz Costa Lima
Tutor: Bergamini Junior, Atílio
Palabras clave : Couto, Mia, 1955-. Terra sonâmbula - Crítica e interpretação;Couto, Mia, 1955-. O último voo do flamingo -- Crítica e interpretação;Ficção moçambicana
Fecha de publicación : 2021
Citación : PINHEIRO, Beatriz Costa Lima. A formação da(s) identidade(s) em O último voo do flamingo e Terra sonâmbula. Orientador: Atilio Bergamini Junior. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho investiga como o escritor moçambicano Mia Couto escolhe representar as identidades de seus personagens em dois romances: Terra sonâmbula (2007) e O último voo do flamingo (2005). Os dois romances ficcionalizam dois episódios muito representativos para a história e para população moçambicana; Terra sonâmbula se passa durante a guerra civil que assolou o país de 1976 a 1992 e O último voo do flamingo retrata o pós-guerra, as consequências e a corrupção do governo vigente, além de retratar elementos tradicionais das culturas rurais africanas e a sua simbologia durante as narrativas. A pesquisa foi conduzida utilizando como corpus os romances já citados e se vale das reflexões de Stuart Hall sobre a identidade na sociedade pós-moderna, com foco nas sociedades pós-coloniais, os estudos de Frantz Fanon, publicados em seu livro Peles negras, máscaras brancas (2008) sobre a sociedade colonial pela perspectiva e vivência negra, autor que foi um grande responsável pelos movimentos de libertação através do mundo, mesmo que seus textos não tenham sido pensados para o momento pós-colonial. Essa dissertação conta também com as contribuições dos teóricos Edouard Glissant, Homi Bhabha e Zilá Bernd no que diz respeito aos processos de assimilação, hibridação, mestiçagem e crioulidade, essenciais para entender os processos diversos que levaram à formação das identidades ímpares e distintas desenhadas pelo autor e de Joel Candau, responsável pela teoria sobre a memória fluída e a sua contribuição e influência sobre as identidades a partir do meio social e das tradições apresentadas ao indivíduo em várias fases da vida. Além da contribuição desses pensadores, a pesquisa também se vale da crítica especializada em Mia Couto e sua obra, como é o caso de Sueli Saraiva que analisa a relação da obra com o contexto histórico e o tempo em si e Evillyn Kjellin na análise da complexidade das personagens femininas criadas por Mia Couto, entre outros autores cujo trabalho é aqui citado. Também foi importante entender os processos históricos políticos e sociais ocorridos em Moçambique nos últimos 50 anos e como tais mudanças impactaram tanto a realidade dos moçambicanos quanto seus pensamentos e finalmente, como tais processos foram representados pelo autor e a sua influência nas identidades das personagens aqui analisadas.
Abstract: This work investigates how the Mozambican writer Mia Couto chooses to represent the identities of his characters in two novels: Terra sonâmbula (2007) and O último voo do flamingo (2005). The two novels fictionalize two episodes that are very representative in the history and for the Mozambican population; Terra sonâmbula takes place during the civil war that ravaged the country from 1976 to 1992 and O ultimo voo do flamingo illustrates the post-war period, the consequences and corruption of the current government, in addition to portraying traditional elements of African rural cultures and their symbolism during the narratives. The research was conducted using as a corpus the novels already cited and based on Stuart Hall's reflections on identity in postmodern society, with a focus on post-colonial societies, the studies of Frantz Fanon, published in his book Peles negras, mascaras brancasa (2008) on colonial society from a black perspective and experience, an author who was largely responsible for the freedom movements across the world, even though his texts were not thought for the post-colonial moment. This dissertation also counts on the contributions of theorists Edouard Glissant, Homi Bhabha and Zilá Bernd with regard to the processes of assimilation, hybridization, miscegenation and creolity, which are essential to understand the diverse processes that led to the formation of the unique and distinct identities designed by the author, and Joel Candau, responsible for the theory of fluid memory and its contribution and influence on identities based on the social environment and traditions presented to the individual at various stages of life. In addition to the contribution of these thinkers, the research also draws on criticism specialized in Mia Couto and his work, such as Sueli Saraiva who analyzes the narratives relationship with the historical context and time itself and Evillyn Kjellin in the analysis of the complexity of female characters created by Mia Couto, among other authors whose work is cited here. It was also important to understand the historical political and social processes that occurred in Mozambique in the last 50 years and how these changes impacted both the reality of Mozambicans and their mentality and finally, how these processes were represented by the author and their influence on the identities of the characters analyzed here.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57806
Aparece en las colecciones: PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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