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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57792
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desempenho energético de um trator 4x2 TDA em operação de escarificação, em função da velocidade e dos desgaste dos pneus |
Título em inglês: | Energy performance of a 4x2 TDA tractor in operation of scarification, as a function of speed and tire wear |
Autor(es): | Santos Filho, Luiz Gonzaga dos |
Orientador: | Monteiro, Leonardo de Almeida |
Palavras-chave: | Força de tração;Deslizamento de pneus;Ensaio de máquinas;Traction strength;Tires slippage;Testing machines |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SANTOS FILHO, Luiz Gonzaga dos. Desempenho energético de um trator 4x2 TDA em operação de escarificação, em função da velocidade e dos desgaste dos pneus. 2019. 50 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | Com a necessidade de aumentar a produtividade no campo durante períodos históricos, se tornou necessário o avanço da mecanização que ao longo do s anos veio substituindo o trabalho manual e tração animal. A velocidade de deslocamento do trator e os conjuntos pneumáticos utilizados são fatores que afetam diretamente o desempenho de máquinas agrícolas. Buscando saber a eficiência dos pneus agrícolas e velocidade em operação de preparo do solo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho energético de um trator 4x2 TDA em função da velocidade de deslocamento, utilizando conjunto de pneus novos e desgastados realizando a operação de escarificação . O trabalho foi conduzido na área experimental do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas LIMA, pertencente a UFC, em solo firme, utilizando um trator 4x2 T DA Valtra BM120, com potência de 88,26 kW ( 120 cv), equipado com lastros lí quidos e sólidos para a realização da operação. Utilizou se dois conjuntos de pneus, novos e desgastados. Ava li ou se o consumo horário (CH) e específico (CE) de combustível, potência (PB) e rendimento na barra de tração (RB), coeficiente de tração (CT) e patinamento. Os dados foram adquiridos com o auxílio de sensores instalados por todo o trator e armazenados em um datalloger . O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), num esquema fatorial 3x2, com três velocidades de deslocamento (2, 5; 3 e 5 km.h 1 ) e dois tipos de conjuntos de pneus (novos e desgastados), com cinco repetições, em seguida realizada a análise de variância e teste de médias. Não houve interação significativa no pneu, velocidade e interação pneu x velocidade para o consu mo horário e específico de combustível. A velocidade de 5 km.h 1 apresentou diferença significativa nas variáveis de potência na barra de tração e rendimento na barra de tração. No coeficiente de tração, o conjunto de pneus novos apresentaram melhor result ado. O patinamento apresentou se maior em pneus desgastados . Conclui se que os jogos de pneus novos adotando a maior velocidade de deslocamento são os mais recomendáveis a se usar. |
Abstract: | With the need to increase productivity in the field during historical periods, it became necessary the advancement of mechanization that over the years has replaced manual labor and animal traction. The tractor's traveling speed and the pneumatic assemblies used are factors that directly affect the performance of agricultural machinery. The aim of this study was to evaluate the energy performance of a 4x2 TDA tractor as a function of the displacement speed, using a set of new and worn tires, performing the scarification operation. The work was carried out in the experimental area of the Laboratory of Investigation of Accidents with Agricultural Machines - LIMA, belonging to UFC, in solid ground, using a tractor 4x2 TDA Valtra BM120, with power of 88,26 kW (120 hp), equipped with ballast liquids and solids to perform the operation. Two sets of new and worn tires were used. The hourly (CH) and specific (EC) consumption of fuel, power (PB) and yield on the traction bar (RB), traction coefficient (CT) and skating were used. The data were acquired with the aid of sensors installed throughout the tractor and stored in a datalloger. The design was a completely randomized design (DIC), in a 3x2 factorial scheme, with three displacement speeds (2.5, 3 and 5 km.h-1) and two types of tire sets (new and worn) with five repetitions, followed by analysis of variance and test of means. There was no significant interaction in the tire, speed and tire interaction x speed for hourly and specific fuel consumption. The velocity of 5 km.h-1 showed a significant difference in the variables of power in the traction bar and yield in the traction bar. In the coefficient of traction, the set of new tires presented better results. Skating was higher in worn tires. It is concluded that the new tire sets adopting the highest speed of displacement are the most advisable to use. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57792 |
Aparece nas coleções: | PPGENA - Dissertações defendidas na UFC |
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