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Tipo: Tese
Título: Capacidade organizativa e desempenho da comercialização: o caso das associações rurais beneficiárias do Projeto São José III, Governo do Estado do Ceará/Brasil
Título em inglês: Organizational capacity and marketing performance: The case of rural associations beneficiary of the São José III project, government of the state of Ceará/Brazil
Autor(es): Abrantes, Karla Karolline de Jesus
Orientador: Lima, Patrícia Veronica Pinheiro Sales
Coorientador: Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Palavras-chave: Associações Rurais;Organização.;Comercialização
Data do documento: 2020
Citação: ABRANTES, Karla Karolline de Jesus. Capacidade organizativa e desempenho da comercialização: o caso das associações rurais beneficiárias do Projeto São José III, Governo do Estado do Ceará/Brasil 168 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Governo do Estado do Ceará vem incluindo em sua agenda política um conjunto de medidas voltadas à consolidação da produção e comercialização da Agricultura Familiar, entre as quais se destaca o Projeto São José III (PSJIII). Em sua terceira edição, propagou-se em todo o estado, integrando-se com as políticas estaduais de desenvolvimento econômico e social, com o compromisso de tornar mais favoráveis as condições de vida no Semiárido Cearense. Para atender às novas demandas do PSJIII, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto Agropolos do Ceará (Agropolos), firmou uma contratação, via credenciamento, com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ), para preparar as entidades rurais a desenvolverem práticas de gestão, a fim de evitar problemas no planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade das atividades integradas a serem articuladas, numa perspectiva de fortalecimento das cadeias produtivas promissoras, desde os insumos básicos até o produto final, incluindo a inserção sustentável nos mercados. Em face desse contexto, esta tese trata, fundamentalmente, dos desafios dos/as agricultores/as familiares cearenses em inserir sua produção nos mercados, por meio de organizações associativas, principalmente, se suas gestões estiverem insustentáveis. Questiona-se: existe ou não relação entre a capacidade organizativa e o desempenho na comercialização dos/as agricultores/as familiares? Portanto, o objetivo geral é analisar a relação da organização associativa com a comercialização da agricultura familiar. Para sua concretização, estabeleceram-se práticas metodológicas descritivas e analíticas, fundamentadas na abordagem qualiquantitativa, com aplicação de pesquisas bibliográficas e/ou documental, produção de dados primários e observações de campo. A coleta de dados primários baseou-se em observações sistemáticas in loco e em percepções das organizações associativas sobre o cenário que se encontravam, apontadas na matriz FOFA, durante o período de setembro de 2017 a junho de 2018, em 15 associações rurais beneficiárias do PSJIII, localizadas nos Territórios de Sobral, Extremo Oeste, Ibiapaba, Sertão Central e Centro Sul. Para análise dos dados fez-se uso de técnicas de estatística descritiva, a fim de mensurar o nível organizacional e comercial das associações, por meio da construção de dois índices: Índice de Capacidade Organizativa (ICO) e Índice de Desempenho na Comercialização (IDC). Como principais resultados verificou-se que nos fatores analisados houve deficiência no desenvolvimento vivencial do grupo, precária condição de execução das tarefas grupais, gestão desmotivada e exclusão ou desvalorização de oportunidades de apoio de agentes externos para alcançar seu desenvolvimento socioeconômico. Assim como, foi observado que as associações que atuam com capacidade de articulação e de relacionamentos, capazes de gerar um ambiente de cooperação, participação, confiança e flexibilidade, estão mais bem preparadas para assegurar um desempenho mais eficiente no desempenho da comercialização.
Abstract: The Ceará State Government has included in its political agenda a set of measures aimed at consolidating the production and commercialization of Family Farming. Among said measures, the São José III Project (PSJIII) stands out. In its third edition, it spread throughout the state, integrating itself with economic and social development policies, with a commitment to improve living conditions in semi-arid Ceará. To meet the new demands of PSJIII, the State Government, through the Office of Agrarian Development (SDA) and the Agropolos of Ceará Institute (Agropolos), signed a contract, through accreditation, with the National Institute of Social Development and Professional Qualification (IDESQ), to prepare rural entities to develop management practices, in order to avoid problems in the planning, development and sustainability of future integrated activities, looking to strengthen promising productive chains - from basic inputs to the final product -, including insertion markets. In this context, this thesis deals, fundamentally, with the challenges faced by family farmers in Ceará when inserting their production in the markets through associative organizations, especially if their management is unsustainable. The question is: is there a relationship between the organizational capacity and the marketing performance of family farmers? Therefore, the general objective is to analyze the organization's relationship with the commercialization of family farming. For this purpose, descriptive and analytical methodological practices were established, based on a qualitative and quantitative approach, with the application of bibliographic and / or documentary research, production of primary data and field observations. The collection of primary data was based on systematic observations in loco and perceptions of the associative organizations about the scenario that were found - pointed out in the FOFA matrix - from September 2017 to June 2018, in 15 rural associations that benefited from the PSJIII , located in the Territories of Sobral, Extremo Oeste, Ibiapaba, Sertão Central and Centro Sul. For data analysis, descriptive statistics techniques were used in order to measure the organizational and commercial level of the associations, through the construction of two indexes: Organizational Capacity Index (ICO) and Commercialization Performance Index (IDC). As main results, it was verified that, in the analyzed factors, there was a deficiency in the group's experiential development, precarious condition of performing group tasks, unmotivated management and exclusion or devaluation of opportunities for support from external agents to achieve their socioeconomic development. As well, it was observed that associations that operate with capacity for articulation and relationships, capable of generating an environment of cooperation, participation, trust and flexibility, are better prepared to ensure a more efficient performance in marketing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57726
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