Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57693
Tipo: | TCC |
Título : | Design colaborativo: o projeto Mana como proposta de inovação social para o Instituto Povo do Mar |
Autor : | Albuquerque, Lilian Thaís Fernandes |
Tutor: | Oliveira, Emílio Augusto Gomes de |
Palabras clave : | MANA;Instituto Povo do Mar (IPOM);Inovação social;Design social;Colaboração |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | ALBUQUERQUE, L. T. F. Design colaborativo: o projeto Mana como proposta de inovação social para o Instituto povo do Mar. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019 |
Resumen en portugués brasileño: | O presente projeto tem como intuito aproximar o design a crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social através do projeto MANA, uma inovação social realizada colaborativamente com o Instituto Povo do Mar. O MANA é um projeto de design colaborativo voltado para as problemáticas: profissionalismo, auto-estima e sustentabilidade. O mesmo atua através de oficinas e workshops, desenvolvido a partir dos resultados adquiridos com as fases metodológicas realizadas no presente projeto. Atua juntamente com o IPOM, que se caracteriza como uma OSCIP, o mesmo beneficia crianças e adolescentes moradores das comunidades do Serviluz e Praia do FuturoFortaleza- CE através de ações socioeducativas. O presente projeto se desenvolve em colaboração com o mesmo, e tem seu público alvo voltado a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos atendidas pelo IPOM. Fundamenta-se através de conceitos fundamentais para as áreas de design social e difuso, inovação social e colaboração. O mesmo se caracteriza como um projeto de Design Social, feito colaborativamente utilizando a metodologia científica Pesquisa- Ação e metodologia projetual Human Centered Design- HCD. Embasado pela metodologia projetual, aplica-se as Fases Ouvir (Hear), Criar (Create) e Implementar (Deliver) das ferramentas do HCD no decorrer da realização do projeto. Diante disso, os resultados aqui apresentados baseiam-se na aplicação práticas das lentes de projeto apresentadas pela metodologia HCD, que são: Desejo, Praticabilidade e Viabilidade |
Abstract: | This project aims to bring together the project of children and adolescents in socially vulnerable situations through the MANA project, a social innovation carried out collaboratively with the People's Sea Institute. MANA is a collaborative design project focused on the issues: professionalism, self- esteem and sustainability. It operates through workshops, developed from the results acquired with the methodological phases carried out in this project. It works together with IPOM, which presents as OSCIP, it benefits children and adolescents living in communities of Serviluz and Praia do Futuro - Fortaleza - CE through socio-educational actions. This project is developed in collaboration with it, and its target audience is children and adolescents aged 10 to 17 years attended by IPOM. It is based on fundamental concepts for areas of social and diffuse design, social innovation and collaboration. It is characterized as a Social Design project, done collaboratively using the Research-Action scientific methodology and the Human Centered Design- HCD design methodology. Based on the project methodology, it applies as Hearing (Listening), Creating (Creating) and Implementing (Delivering) Phases of HCD tools throughout the project execution. Therefore, the results presented here are based on the application of design lens practices applied by the HCD methodology, which are: Desire, Practicality and Feasibility. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57693 |
Aparece en las colecciones: | DESIGN - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_ltalbuquerque.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.