Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57678
Tipo: | TCC |
Título: | Uma proposta metodológica para o uso de séries de televisão no ensino de Física Moderna e Contemporânea aplicada ao ensino médio |
Autor(es): | Medeiros, Larissa Eduarda Mariano |
Orientador: | Chaves, Andrey |
Palavras-chave: | Séries;Ensino;Física |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | MEDEIROS, L. E. M. Uma proposta metodológica para o uso de séries de televisão no ensino de Física Moderna e Contemporânea aplicada ao ensino médio. 2021. 62 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | As séries televisivas vêm tomando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, sendo muitas dessas voltadas para um gênero literário intrigante: a ficção científica. Apesar d e a física ainda ser uma disciplina aparentemente pouco apreciada por estudantes, em geral, a ficção científica dos seriados vem provocando curiosidade nos telespectadores sobre temas físicos ainda pouco abordados nas escolas, muitas vezes d e vido à sua complexidade . Esta monografia tem por objetivo analisar cenas de três séries atuais de televisão (Dark, Chernobyl e The Big Bang Theory ) que abordam temas d e Física Moderna e Contemporânea e como essas podem auxiliar o ensino de tópicos de física mais complexos no ensino médio, tendo como foco a comparação entre o real e o ficcional em relação à teoria física aceita, buscando, dessa forma, dinamizar a aprendizagem e desenvolver o senso crítico dos estudantes, conectando a física leciona da na escola com situações presentes no mundo. |
Abstract: | Television series have been taking more and more space in people's da ily l ives, many of them focusing on an intriguing literary genre : science fiction. Although physics is s till a su bject apparently less appreciat ed by stude nts, in general, the science fiction of the series has been provoking curiosity in viewers about physics t opic s sti ll less covered in schools, often due to their complexity . This monograph aims to analyze scenes from three current television ser ies (Dark, Chernobyl and The Big Bang Theory) that address topics of Modern and Contemporary Physics and how these can help the teaching of more complex physics topics in high school, focusing on the comparison between the real and the fictional in relation to accepted physics theories , thus seeking to make the learning process more dynamic and develop students' critical sense, connecting the physics taught in school with situations present in the world. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57678 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_lemmedeiros.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.