Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57672
Tipo: | Resumo |
Título : | Unindo teoria e prática por meio do ensino e da inclusão digital: uma experiência enriquecedora |
Autor : | Silva, Luiz Eduardo Rodrigues da Pereira, Georgia da Cruz |
Palabras clave : | Inclusão digital;Aprendizagem ativa;Integração social;Media Day |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SILVA, Luiz Eduardo Rodrigues da; PEREIRA, Georgia da Cruz. Unindo teoria e prática por meio do ensino e da inclusão digital: uma experiência enriquecedora. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | O Media Day é um projeto de extensão do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem por objetivo possibilitar aos participantes do evento conhecer áreas estudadas no curso, através de atividades realizadas, pelos seus discentes, durante o evento. Fala-se muito sobre as possibilidades e facilidades de acesso à informação que as tecnologias proporcionam aos seus usuários, mas isso ainda é uma realidade distante para mais de 98 milhões de brasileiros que não tem acesso a internet e outras tecnologias. Outro ponto a se destacar é a dificuldade que os graduandos, não só de SMD, têm em relacionar estudos teóricos com a prática, principalmente com a docência. Partindo das afirmações acima, o projeto formou sua metodologia de trabalho não somente voltada para os participantes do evento externos à Universidade, mas também para a inclusão dos que estão na universidade, principalmente, possibilitando o protagonismo e autonomia nas atividades ministradas por eles. O Media Day ocorre em várias cidades do estado (Crateús, Fortaleza, Sobral, dentre outras), promovendo atividades gratuitas e abertas ao público em geral. Percebe-se, ao longo de suas edições, um número crescente de participantes, principalmente de escolas públicas, que muitas vezes não tem interesse ou curiosidade sobre uma vida universitária e através da interação com os alunos de SMD e de outros cursos parceiros (Computação, Design, Arquitetura, dentre outros), acabam por despertarem esse interesse de ingressar na Universidade. Em síntese, o projeto contribuiu não só para a inclusão dos seus participantes, mas também para a formação de todos os alunos que ministraram oficinas, palestras e outras atividades, principalmente no que diz respeito à pesquisa na elaboração dos materiais apresentados e experiência com a docência. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57672 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lersilva.pdf | 69,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.