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Tipo: Dissertação
Título : Fatores de influência da escolha de uma instituição de ensino superior por jovens do Maciço do Baturité
Autor : Maia, Glaucilene Lima
Tutor: Soares, Maria Elias
Palabras clave : Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará (Baturité, CE);Marketing educacional;Ensino superior
Fecha de publicación : 2015
Citación : MAIA, Glaucilene Lima. Fatores de influência da escolha de uma instituição de ensino superior por jovens do Maciço do Baturité. Orientadora: Maria ELias Soares. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo desta pesquisa é analisar como se dá o processo de escolha de uma IES por alunos concludentes do ensino médio do Maciço de Baturité e identificar quais ações de marketing educacional do Campus IFCE de Baturité auxiliam nesse processo de escolha. Apresenta um levantamento teórico sobre marketing educacional e ações de marketing nas IES, destacando a importância do planejamento de marketing estratégico e a pesquisa de mercado como forma de melhorar a captação de alunos e estreitar o elacionamento da IES com a comunidade. A pesquisa teve como lócus o Maciço de Baturité e o IFCE Campus Baturité. A população investigada foi constituída dos alunos do 3o ano do Ensino Médio das escolas públicas dos 13 municípios do Maciço. A amostragem foi delimitada pelo número de questionários respondidos pelos alunos matriculados nas sete escolas dos municípios de Aratuba, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção, totalizando 542 alunos pesquisados. A pesquisa apresenta os seguintes aspectos metodológicos: é indutiva, qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos, é uma pesquisa descritiva. Trata-se de uma pesquisa de campo com aplicação de questionários. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois representantes do IFCE, o Diretor do Campus de Baturité e o Chefe de Departamento da Comunicação Social da Reitoria, como forma de aprofundamento do estudo, corroborando ou confrontando os dados coletados nos questionários. A análise dos resultados apresentou dados relevantes para um plano de ações de marketing educacional que fortaleça a marca do IFCE no Maciço de Baturité e aproxime a comunidade da Instituição. A pesquisa revelou que muitos jovens não escolhem o IFCE como opção de IES por não possuírem informações suficientes sobre a Instituição, e/ou por não se identificarem com os cursos ofertados. A ausência de ações mais efetivas e constantes de marketing educacional do IFCE Campus Baturité é a possível causa para o elevado número de vagas ociosas no Campus. Segundo a pesquisa, o fator que mais influencia a escolha por uma IES por jovens do Maciço de Baturité é a “Perspectiva de trabalho futuro: Reconhecimento das qualificações profissionais do ensino pelos futuros empregadores”. Ao analisar os dados, conclui-se que as ações de marketing educacional IFCE Campus Baturité precisam passar por uma reestruturação urgente.
Abstract: This research aimed to analyze how the process of choosing an IES - Higher Education Institution, by students that are finishing high school in the region of Baturité Massif occurs, as well as to identify which of the educational marketing actions developed by IFCE Campus Baturité help in this process. It presents a theoretical survey of educational marketing and marketing activities in IES, highlighting the importance of strategic marketing planning and market research in order to stimulate students interest in choosing IFCE Campus Baturité and also strengthen the relationship of the Institution with the community. The research was carried out in the region of Baturité Massif and at IFCE Campus Baturité. The researched population consisted of state high school students in the 3rd year in all of the 13 cities of Baturité Massif. The sample selected considered the number of questionnaires answered by students of the seven state high schools reseached in the cities of Aratuba, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia and Redenção, totaling 542 students. The research presents the following methodological aspects: it is inductive, qualitative and quantitative. According to the objectives, it is a descriptive research. This is a field research with the application of two questionnaires. Semi-structured interviews were held with two representatives of IFCE, the Director of IFCE Campus Baturité and the Head of Rectory's Social Communication Department as a way to deepen the studies on the issue and also supporting or confronting the data collected in the questionnaires. The analysis of the results presented a relevant data in order to create an educational marketing action plan to strengthen the brand of IFCE in the region of Baturité Massif, as well as bringing the institution closer to the community. The research revealed that many young people do not choose IFCE because they do not have enough information about the institution, and / or they do not want to take the courses offered by IFCE Campus Baturite. The absence of more effective and consistent actions of educational marketing by IFCE Campus Baturité are the possible causes for the high number of unfilled vacancies in the Campus. According to research, the factor that most influences the choice of a IES - Higher Education Institution by the youths of Baturité Massif is the "Perspective of future employment: Recognition of professional qualifications by future employers". By analyzing the data it is possible to conclude that IFCE Campus Baturité's educational marketing actions must undergo an urgent restructuring.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57506
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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