Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57495
Tipo: | Dissertação |
Título: | As representações mentais na execução musical : o caso dos estudantes de flauta doce de uma escola pública de Pacatuba-CE |
Título em inglês: | Mental representations in musical performance: the case of flute students from a public school of a public school of Pacatuba-CE |
Autor(es): | Sousa, Natanael Martins de |
Orientador: | Stervinou, Adeline Annelyse Marie |
Palavras-chave: | Representações mentais;Flauta doce;Educação musical |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOUSA, Natanael Martins de. As representações mentais na execução musical: o caso dos estudantes de flauta doce de uma escola pública de Pacatuba-CE. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A presente pesquisa investigou como as representações mentais poderiam contribuir para a aprendizagem musical dos alunos da turma de flauta doce de uma escola pública do município de Pacatuba-CE. As representações mentais são imagens que surgem da memória do indivíduo a partir de um estímulo e que se constroem por meio de suas experiências e conhecimentos. O objetivo deste trabalho foi identificar como as representações mentais podem auxiliar na aprendizagem musical dos alunos da turma de flauta doce de uma escola pública do município de Pacatuba-CE, região metropolitana de Fortaleza. Para isso, realizamos, com os alunos mencionados, um experimento em duas etapas. O protocolo da pesquisa foi organizado a partir da seguinte pergunta: “Em que você estava pensando quando tocava a música ‘Asa Branca’?”, a fim de categorizar e analisar as respostas dos alunos em função das imagens mentais criadas durante a execução da obra. Metodologicamente, esta pesquisa se configura como um estudo de caso, tendo uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que as representações mentais contribuíram com o aprendizado dos alunos a partir do momento em que eles as utilizaram de forma consciente como ferramenta auxiliadora direcionando as suas práticas, as suas escolhas estéticas e a sua performance. |
Abstract: | This research investigated how mental representations can contribute to the musical education of students in a recorder class at a public school in the city of Pacatuba-CE. Mental representations are images that arise from an individual’s memory due to a stimulus and that are constructed through their experiences and knowledge. The objective of this research was to identify how mental representations can help the musical education of students in a recorder class at a public school in the city of Pacatuba-CE, in the Fortaleza metropolitan area. To that end, we carried out an experiment in two stages with the aforementioned students. The research protocol was organized based on the following question: “What were you thinking about while you played the song ‘Asa Branca’?”, in order to categorize and analyze students’ answers according to the mental images created during the execution of the song. Methodologically, this research consists of a case study, with qualitative approach. Results indicated that mental representations contributed to students’ learning from the moment they consciously used them as a supporting tool guiding their practices, their aesthetic choices and their performance. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57495 |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_nmmsousa.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.