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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57135
Type: | TCC |
Title: | Grouping strategies developed in a 9th grade class |
Authors: | Oliveira, Paulo Sérgio Pereira de |
Advisor: | Cardoso, Lídia Amélia de Barros |
Keywords: | Desenvolvimento de professores;Estratégias de agrupamento;Desempenho dos alunos |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | OLIVEIRA, Paulo Sérgio Pereira de. Grouping strategies developed in a 9th grade class. Orientadora: Lídia Amélia de Barros Cardoso. 2019. 18 f. TCC (Graduação em Letras Inglês) - Curso de Graduação em Letras Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Primeiro, como um estudante da graduação em Letras-Inglês que fez parte do programa Residência Pedagógica, me pediram para desenvolver um projeto a ser aplicado nas turmas de Ensino Fundamental II. Durante o desenvolvimento do projeto, surgiu uma pergunta: Como agrupar os alunos? Dadas as circunstâncias, duas opções foram discutidas em relação a esse assunto, então, como estagiários, poderíamos nomear os participantes dos grupos ou permitir que os alunos decidissem com quem trabalhariam. Assim, este estudo analisa dois tipos de estratégias de agrupamento: a selecionada pelo aluno e a designada aleatoriamente. Além disso, visa encontrar evidência de que uma pode ser mais eficaz que a outra. Seguindo as diretrizes de Chapman (2006), as perguntas a serem respondidas são: Os grupos selecionados pelos alunos realizam melhor as atividades? Até que ponto um grupo tem um desempenho melhor que o outro? Quanto às questões de pesquisa propostas, havia dois grupos de estudantes: o grupo selecionado pelos alunos e grupo designado aleatoriamente. No grupo selecionado pelos alunos, os alunos escolheram seus colegas, enquanto no grupo designado aleatoriamente, os alunos foram designados aos pares aleatoriamente. Em seguida, os dois grupos realizaram uma atividade para testar seu desempenho. Como conseqüência, este estudo sugere que, ao usar a estratégia de agrupamento selecionada pelo aluno, os alunos tenham melhor desempenho. |
Abstract: | First, as a language arts undergraduate student taking part of the Residência Pedagógica program, it was asked from me to develop a project to be applied with Brazilian middle school grades. During the development of the project a question arose: How to group the students? Given the circumstances two options were discussed regarding that matter, so, as pre-service teachers, we could either appoint the participants of the groups or let the students decide who they were going to be working with. Thus, this study is looking at two types of grouping strategies: the student-selected and the randomly-assigned. Also, it aims at finding proof to which one may be more effective than the other. Following Chapman‟s (2006) guidelines the questions to be answered are: Does student-selected groups perform activities better? To what extent does one group perform better than the other? As to answer the research questions proposed, there were two groups of students: student-selected group and randomly-assigned group. In the student-selected group, students chose their peer, while in the randomly-assigned group, students were assigned to peers randomly. Then, both groups performed an activity as to test their performance. As a consequence, this study suggests that when using the student-selected grouping strategy students perform better. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57135 |
Appears in Collections: | LETRAS - INGLÊS - Monografias |
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