Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Lídia Amélia de Barros-
dc.contributor.authorVaz, Eurico Mayer-
dc.date.accessioned2021-03-16T00:40:48Z-
dc.date.available2021-03-16T00:40:48Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVAZ, Eurico Mayer. The english language learner as a protagonist. Orientadora: Lídia Amélia de Barros Cardoso. 2020. 33 f. TCC (Graduação em Letras Inglês) - Curso de Graduação em Letras Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57131-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the use of role-play as a tool for negotiation of meaning by learners in a foreign language class environment. Taking the propositions of Paulo Freire and Augusto Boal as theoretical compass, this qualitative research intends to use theater games as a means to improve oral production and communication. Hypotheses are that clear task instructions and pedagogical goals have a direct relation to, respectively, difficulty and usefulness levels as perceived by the subjects. Nine role-play experiences were conducted over the 48 hours of the course. Data collection emerges from a reflexive journal kept by the researcher and 102 responses to nine forms surveying students enrolled at a course offered by the program Languages without Borders at UFC during the first semester of 2019. The results, though suggesting no support for the hypotheses, seem to corroborate the importance of clear task instructions and to indicate the development of communication skills of the subjects throughout the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento oralpt_BR
dc.subjectAprendizagem da lingua Inglesapt_BR
dc.subjectRole-playpt_BR
dc.titleThe english language learner as a protagonistpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo discutir o uso da dramatização como ferramenta de negociação de sentido por alunos em um ambiente de aula de língua estrangeira. Tomando como norteadores teóricos as proposições de Paulo Freire e Augusto Boal, esta pesquisa qualitativa pretende utilizar os jogos teatrais como meio de aprimorar a produção e a comunicação oral. As hipóteses são de que instruções de tarefas claras e objetivos pedagógicos têm uma relação direta com, respectivamente, os níveis de dificuldade e utilidade percebidos pelos sujeitos da pesquisa. Nove atividades de role-play foram realizadas ao longo das 48 horas do curso. A coleta de dados emerge de um diário reflexivo mantido pelo pesquisador e 102 respostas a nove formulários aplicados com alunos matriculados em um curso oferecido pelo programa Idiomas sem Fronteiras da UFC durante o primeiro semestre de 2019. Os resultados parecem corroborar a importância de instruções claras das tarefas e indicar a desenvolvimento das habilidades de comunicação dos aprendizes ao longo do curso.pt_BR
Aparece nas coleções:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_emvaz.pdf865,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.