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Tipo: Resumo
Título: O papel da extensão universitária na construção da identidade do pedagogo através do Projeto CRID/UFC (CRID - uma proposta de comunidades digitais rurais (PD00.2012.PJ.0476))
Autor(es): Barbosa, Jéssica de Castro
Xavier, Ellie Zohn Freitas
Lima, Francisco Weslley
França, Roberta Cavalcante de
Borges Neto, Hermínio
Palavras-chave: Aprendizagem ativa;Professores - Formação;Extensão universitária;Inclusão digital;Educação rural
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARBOSA, Jéssica de Castro; XAVIER, Ellie Zohn Freitas; LIMA, Francisco Weslley; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BORGES NETO, Hermínio. O papel da extensão universitária na construção da identidade do pedagogo através do Projeto CRID/UFC (CRID - uma proposta de comunidades digitais rurais (PD00.2012.PJ.0476)). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O atual modelo de universidade pública tem base no tripé: pesquisa, ensino e extensão, que, em conjunto, têm um compromisso social, sendo a extensão um dos pilares mais importantes, pois através dela ocorrem as ações, norteadas por uma práxis reflexiva, que buscam uma verdadeira transformação e emancipação social. Nos cursos de graduação, em especial os de licenciaturas, a extensão é elemento obrigatório nos currículos, tomando forma nos estágios obrigatórios supervisionados. Há também as bolsas ofertadas nessa modalidade, que dão ao licenciando em formação, a possibilidade de conhecer a realidade, aliando a teoria com a prática. Nessa perspectiva, trataremos aqui, especificamente, reflexões sobre a construção da identidade do pedagogo através do projeto de extensão Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, do Laboratório de Pesquisa Multimeios, da Faculdade de Educação – FACED/UFC, tendo como parceiros o Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq, Fetrace e Incra/ CE. O CRID busca a inserção da Inclusão Digital e das novas tecnologias de informação em comunidades rurais no interior do Ceará, através de aparatos tecnológicos, internet e formações técnicopedagógicas. Nossa base teórica será a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia/ UFC, e autores como LIBÂNEO (2007) e BORGES NETO (2007).O presente trabalho trata- se de um relato de experiência dos bolsistas que atuam no projeto, que viram na experiência em campo, proporcionada por um projeto de extensão, uma real mudança na postura e na forma de pensar dos indivíduos, destacando o amadurecimento e a autonomia profissional durante as atividades realizadas, sendo estas características decisivas para a construção da identidade do pedagogo durante sua formação inicial.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57103
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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