Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Jéssica de Castro-
dc.contributor.authorXavier, Ellie Zohn Freitas-
dc.contributor.authorLima, Francisco Weslley-
dc.contributor.authorFrança, Roberta Cavalcante de-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2021-03-15T11:41:29Z-
dc.date.available2021-03-15T11:41:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOSA, Jéssica de Castro; XAVIER, Ellie Zohn Freitas; LIMA, Francisco Weslley; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BORGES NETO, Hermínio. O papel da extensão universitária na construção da identidade do pedagogo através do Projeto CRID/UFC (CRID - uma proposta de comunidades digitais rurais (PD00.2012.PJ.0476)). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57103-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleO papel da extensão universitária na construção da identidade do pedagogo através do Projeto CRID/UFC (CRID - uma proposta de comunidades digitais rurais (PD00.2012.PJ.0476))pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO atual modelo de universidade pública tem base no tripé: pesquisa, ensino e extensão, que, em conjunto, têm um compromisso social, sendo a extensão um dos pilares mais importantes, pois através dela ocorrem as ações, norteadas por uma práxis reflexiva, que buscam uma verdadeira transformação e emancipação social. Nos cursos de graduação, em especial os de licenciaturas, a extensão é elemento obrigatório nos currículos, tomando forma nos estágios obrigatórios supervisionados. Há também as bolsas ofertadas nessa modalidade, que dão ao licenciando em formação, a possibilidade de conhecer a realidade, aliando a teoria com a prática. Nessa perspectiva, trataremos aqui, especificamente, reflexões sobre a construção da identidade do pedagogo através do projeto de extensão Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, do Laboratório de Pesquisa Multimeios, da Faculdade de Educação – FACED/UFC, tendo como parceiros o Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq, Fetrace e Incra/ CE. O CRID busca a inserção da Inclusão Digital e das novas tecnologias de informação em comunidades rurais no interior do Ceará, através de aparatos tecnológicos, internet e formações técnicopedagógicas. Nossa base teórica será a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia/ UFC, e autores como LIBÂNEO (2007) e BORGES NETO (2007).O presente trabalho trata- se de um relato de experiência dos bolsistas que atuam no projeto, que viram na experiência em campo, proporcionada por um projeto de extensão, uma real mudança na postura e na forma de pensar dos indivíduos, destacando o amadurecimento e a autonomia profissional durante as atividades realizadas, sendo estas características decisivas para a construção da identidade do pedagogo durante sua formação inicial.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jcbarbosa.pdf78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.