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dc.contributor.advisorOliveira, Almir Leal de-
dc.contributor.authorBarbosa, Alexsandra dos Santos-
dc.date.accessioned2021-03-10T21:58:53Z-
dc.date.available2021-03-10T21:58:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBARBOSA, Alexsandra dos Santos. Projeto Professor Diretor de Turma na escola pública: desafios e funcionalidade. Orientador: Almir Leal de Oliveira. 2021. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57074-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the contributions of the Class Teacher Project based in Portugal and implemented in the State of Ceará by the Secretary of Education in 2008. For this, a documentary research was done on the Portuguese laws and decrees that involve the Project since its emergence as Class Director in 1895, Cycle Director in 1936 and finally Class Director in 1968 as well as in Guidance Manuals and Support Material on the PPDT of Ceará. An interview was made with class principals and the management nucleus of four schools of the Regional Coordination of Education - CREDE 01 of the municipality of Pacatuba being one of Regular Time, two full-time and one professionalizing. The results were dialogued with thematic axes such as school, family and discipline.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLar e escolapt_BR
dc.subjectPais e professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleProjeto Professor Diretor de Turma na escola pública: desafios e funcionalidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), que, inicialmente, teve sua origem em Portugal e, posteriormente, foi implementado no estado do Ceará pela Secretária da Educação (Seduc) em 2008. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada uma pesquisa documental a partir das leis e decretos portugueses que envolvem o referido projeto, desde o seu surgimento como Diretor de Classe, em 1895, Diretor de Ciclo, em 1936 e, finalmente, Diretor de Turma, em 1968, assim como em manuais de orientações e material de apoio sobre o PPDT cearense. Foram feitas entrevistas com diretores de turma e com o núcleo gestor de quatro escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (Crede 01), no município de Pacatuba, sendo uma de tempo regular, duas de tempo integral e uma profissionalizante. Os resultados foram dialogados com eixos temáticos como escola, família e disciplina.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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