Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57069
Tipo: | Resumo |
Título: | Educação indígena e ambiental: a escola na construção de espaços socioambientais. (IDEIA – Interações Didáticas para Educação Indígena e Ambiental; código: CJ.2012.PJ0040) |
Autor(es): | Santos, Ines Ribeiro dos Vieira, Tacyele Ferrer Marinho, Anderson da Silva Moretz-Sohn, Clarissa Dantas Farias, Carlos Senna Soares Silva, Edson Vicente da |
Palavras-chave: | Indígenas - Educação;Educação ambiental;Democratização da educação |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SANTOS, Ines Ribeiro dos; VIEIRA, Tacyele Ferrer; MARINHO, Anderson da Silva; MORETZ-SOHN, Clarissa Dantas; FARIAS, Carlos Senna Soares; SILVA, Edson Vicente da. Educação indígena e ambiental: a escola na construção de espaços socioambientais. (IDEIA – Interações Didáticas para Educação Indígena e Ambiental; código: CJ.2012.PJ0040). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O projeto IDEIA – Interações Didáticas para Educação Indígena e Ambiental é vinculado a Pró-Reitoria de Extensão. Atua em escolas na Terra Indígena Pitaguary, localizada no município de Maracanaú-Ceará, e desenvolve atividades que procuram melhorar a qualidade do ensino em Escolas Indígenas Diferenciadas e promover o resgate de valores socioculturais junto aos jovens de comunidades tradicionais, dinamizando o ambiente escolar com novos meios de absorver conhecimento. As ações têm como público alvo estudantes e professores do ensino fundamental e médio das referidas escolas. Das atividades, é possível destacar três principais momentos: 1- Curso de capacitação com os educadores, intitulado "Orientação para projetos de Iniciação Científica", que gerou um certificado de 40 horas (somando aulas presenciais e atividades online) e teve como principal objetivo auxiliar os professores na elaboração e execução dos trabalhos da feira de ciências promovida na escola; 2- Palestras sobre meio ambiente direcionadas a alunos do ensino fundamental, que contaram com a exposição de vídeos e pequenas gincanas para arguição do conteúdo exposto; 3- Arrecadação de livros paradidáticos e construção de um espaço de leitura e atividades educativas, chamado "Oca da Leitura". A arrecadação dos livros foi feita através de caixas de depósito espalhadas pelo Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará e doação de membros do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental. Como resultado das atividades, foi possível observar um maior interesse dos alunos nas aulas das disciplinas que se relacionam aos temas das palestras e dos projetos desenvolvidos para a feira de ciências, assim como um crescimento significativo do número de alunos que realizam leituras não obrigatórias. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57069 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_irsantos.pdf | 75,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.