Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57062
Tipo: | Dissertação |
Título: | Laboratório experimental de baixo custo para o ensino de física |
Autor(es): | Rocha, Lucas Silveira |
Orientador: | Carmona, Humberto Andrade |
Palavras-chave: | Abordagem experimental;Experimentos de baixo-custo;Aulas de Física;Laboratório de Ciências;Experimental approach;Low-cost experiments;Physics classes;Science lab |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | ROCHA, L. S. Laboratório experimental de baixo custo para o ensino de física. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | O ensino de Física é muito focado numa abordagem teórica e matemática, onde os alunos leem sobre os fenômenos e resolvem exercícios aplicando fórmulas e equações. Esse tipo de abordagem afasta o aluno e dificulta a aprendizagem, pois o aluno não consegue enxergar a utilidade desse conhecimento no seu dia-a-dia. Segundo teóricos da educação, como Ausubel e Piaget, uma abordagem mais concreta, como a demonstração de fenômenos físicos através de experimentos, facilita o processo de aprendizagem do aluno. Porém a realidade em várias escolas, principalmente da rede pública, não permite essa abordagem, pois, mesmo que exista o espaço para o laboratório, muitas vezes os professores não estão preparados para usá-los, como também existe a falta de tempo para a montagem do experimento e preparação da aula de forma satisfatória. Este trabalho tem como objetivo equipar um laboratório com experimentos de baixo custo e montagem rápida para que o professor possa utilizar e suprir a necessidade em tais situações e ajudar os alunos a terem uma compreensão melhor dos assuntos estudados em sala de aula. Para isso os experimentos foram montados e aplicados em uma escola. Além disto, é demonstrado, através de um questionário, o interesse do aluno em realizar experimentos em laboratório. |
Abstract: | Physics teaching is very focused on a theoretical and mathematical approach, in which students read about the phenomena and solve exercises using formulas and equations. This type of approach alienates the students and makes learning more difficult, as the students cannot see the usefulness of this knowledge in his daily life. According to education theorists, such as Ausubel and Piaget, a more concrete approach, such as the demonstration of physical phenomena through experiments facilitates the student’s learning process. However, the reality in several schools, mainly in the public schools, does not allow this approach, because, even if there is space for the laboratory, teachers are often not prepared to use them, as there is also a lack of time to set up the experiment and prepare the class satisfactorily. This paper aims to equip a laboratory with low-cost experiments and quick assembly so that the teacher can use and supply the need in such situations and help students to have a better understanding of the subjects studied in the classroom. For that, the experiments were assembled and applied in a school. In addition, it is demonstrated, through a questionnaire, the student's interest in carrying out experiments in the laboratory. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57062 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_lsrocha.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.