Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57010
Tipo: Artigo de Evento
Título: Controle digital backstepping para spmp aplicado em sistema fotovoltaico
Autor(es): Silva, Robson Taveira Gonçalves da
Veras, Caio Kerson Oliveira
Costa, Marcus Vinicius Silvério
Freitas, Antônio Alisson Alencar
Antunes, Fernando Luiz Marcelo
Palavras-chave: Sistemas fotovoltaicos;Rastreamento de ponto de potência máxima (MPPT);Geração de energia fotovoltaica;Módulos fotovoltaicos - Eficiência;Sistemas de energia elétrica - Controle;Backstepping
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Robson Taveira Gonçalves da; VERAS, Caio Kerson Oliveira; COSTA, Marcus Vinicius Silverio; FREITAS, Antônio Alisson Alencar; ANTUNES, Fernando Luiz Marcelo. Controle digital backstepping para spmp aplicado em sistema fotovoltaico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Conversão Fotovoltaica - Controle e monitoramento de sistemas fotovoltaicos”
Resumo: A energia solar pode ser transformada em energia elétrica com o uso de sistemas fotovoltaicos, entretanto a eficiência desta conversão nestes sistemas depende, em grande parte, de condições ambientais, como a variação da irradiação e temperatura ambiente. Portanto este trabalho propõe o desenvolvimento de um algoritmo, através de simulação computacional, para o seguimento dos pontos de máxima de potência-SPMP (Maximum Power Point Tracking -MPPT) em um sistema fotovoltaico (SFV) em diferentes condições ambientais. Os sistemas fotovoltaicos são formados por módulos fotovoltaicos e um ou mais conversores estáticos C.C.–C.C. e/ou C.C. –C.A. entre outros componentes. Neste trabalho, um conversor estático de alto ganho de tensão é usado para elevar a tensão do sistema com valor próximo de 26Vpara um nível adequado de uma nano rede de 380V, com este conversor são realizados testes do algoritmo de SPMP proposto. O algoritmo utilizado é baseado no método de controle digital Backstepping; esta técnica possui a característica de um controle não linear robusto que garante a estabilidade do sistema usando as equações de Lyapunov. Com base na simulação desenvolvida o método Backstepping de controle apresentou desempenho satisfatório, com rápida resposta aos transientes de potência, e a potência extraída sistema com valores muito próximos dos valores de máxima potência teóricos para o módulo fotovoltaico, apresentando o valor de 227,13 W extraídos de um valor máximo teórico de 227,62 W para de irradiância 1000 W/m^2, e obtendo 39,45 W extraídos de 44,2W máximo teórico para 200 W/m^2.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57010
ISBN: 978-65-993338-0-4
Aparece nas coleções:DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_rtgsilva.pdf904,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.