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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57002
Tipo: | Dissertação |
Título : | Música como recurso didático: contribuições das práticas musicais para a sociologia no ensino médio |
Título en inglés: | Music as a teaching resource: contribuitions of musical practices to sociology in the high school |
Autor : | Saito, Sarita Cristina |
Tutor: | Gonçalves, Danyelle Nilin |
Palabras clave : | Ensino de sociologia;Práticas musicais;Raciocínio perceptivo |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | SAITO, Sarita Cristina. Música como recurso didático: contribuições das práticas musicais para a sociologia no ensino médio. Orientadora: Danyelle Nilin Gonçalves. 2021. 179 f. Dissertação ( Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho versou sobre a Música como recurso didático no ensino de Sociologia no Ensino Médio. Objetivou investigar como as práticas musicais, centralmente os jogos musicais, contribuem para o raciocínio sociológico, nos exercícios da desnaturalização, do estranhamento e da imaginação, na perspectiva do raciocínio perceptivo (VIEIRA; RAY, 2009; ARNHEIM, 2004; PLAZA, 2003). O campo da pesquisa compreendeu uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) localizada em Fortaleza – CE, e neste contexto, a disciplina eletiva de Música – Prática de Conjunto. Partindo da discussão de que a Música é um recurso didático capaz de superar as dificuldades da linguagem sociológica na introdução e no reforço de conceitos e temas sociológicos (MORAES; GUIMARÃES, 2010), constituindo um bem cultural com o qual as juventudes e agrupamentos escolares se identificam (LIMA FILHO, 2020, 2014), desenvolvendo práticas musicais (ARROYO, 2010; BLACKING, 2007), questionou-se como este recurso pode mobilizar os princípios epistemológicos do ensino de Sociologia. A metodologia, de viés qualitativo, consistiu no diagnóstico do campo de ação (BAUER; GASKELL, 2004), no emprego de técnicas de observação sistemática e participante, e na aplicação de instrumentos como a entrevista semiestruturada e o questionário. Como produto final, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica a partir dos jogos musicais de Raymond Murray Schafer e Hans-Joachim Koellreutter, cujas abordagens da segunda geração de educadores musicais (BRITO, 2019, 2001; FONTERRADA, 2008) dialogam com os referenciais teóricos da pesquisa. Os resultados apontam para a possibilidade de integração entre o ensino de Sociologia e as práticas musicais, contribuindo para uma abordagem lúdica, crítica e criativa da Música como recurso didático, bem como para a construção de indicadores socioculturais (BAUER, 2004) a partir da pesquisa sonora e dos jogos musicais adaptados da Educação Musical para o ensino de Sociologia. |
Abstract: | This work researched Music as a didactic resource in the teaching of Sociology in High School. It aimed to investigate how musical practices, centrally the musical games, contribute to sociological reasoning, in the denaturalization, defamiliarization and imagination exercises, in the perspective of perceptual reasoning (VIEIRA; RAY, 2009; ARNHEIM, 2004; PLAZA, 2003). The research field comprised a Full-Time High School (EEMTI) located in Fortaleza – CE, and in this context, the elective discipline Practical Ensemble Music. Starting from the discussion that Music is a didactic resource capable of overcoming the difficulties of sociological language in the introduction and reinforcement of sociological concepts and themes (MORAES; GUIMARÃES, 2010), constituting a cultural asset with which youths and school groups are involved. identify (LIMA FILHO, 2020, 2014), developing musical practices (ARROYO, 2010; BLACKING, 2007), questioned how this resource can mobilize the epistemological principles of Sociology teaching. The methodology, with qualitative bias, consisted of the diagnosis of the field of action (BAUER; GASKELL, 2004), the use of systematic and participant observation techniques, and the application of instruments such as the semi-structured interview and the questionnaire. As a final product, we present a proposal for pedagogical intervention based on the musical games of Raymond Murray Schafer and Hans-Joachim Koellreutter, whose approaches of the second generation of music educators (BRITO, 2019, 2001; FONTERRADA, 2008) dialogue with the theoretical references of search. The results point to the possibility of integration between the teaching of Sociology and musical practices, contributing to a playful, critical and creative approach to Music as a didactic resource, as well as to the construction of socio-cultural indicators (BAUER, 2004) from the research and music games adapted from Music Education for the teaching of Sociology. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57002 |
Aparece en las colecciones: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
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