Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56962
Tipo: Artigo de Evento
Título: Disseminação de conceitos relacionados às energias renováveis em escolas de ensino médio em Fortaleza
Autor(es): Leite, João Emanuel Oliveira
Felix, Cinthya Martins
Palavras-chave: Energias renováveis;Difusão do conhecimento;Energia não convencional;Energia renovável
Data do documento: 2020
Citação: LEITE, João Emanuel Oliveira; FELIX, Cinthya Martins. Disseminação de conceitos relacionados às energias renováveis em escolas de ensino médio em Fortaleza. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Mercado, economia, política e aspectos sociais - Educação e capacitação em energias renováveis”
Resumo: A utilização de fontes renováveis, tais como o sol e o vento, para a geração de energia é umaabordagem que ganhou relevância com advento das discussões sobre o impacto doscombustíveis fósseis sobre o meio ambiente. O presente trabalho visa discorrer sobre arealização do projeto de extensão nomeado “Projeto Socioeducativo em Energias Renováveis”cujo objetivo foi promover a difusão de conhecimentos básicos sobre fontes renováveis, como o que são, quais os seus tipos e seu funcionamento básico, para alunos do Ensino Médio em escolas da rede pública de Fortaleza, bem como promover um maior reconhecimento do curso de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará, fundado em 2010,perante a sociedade. As ações descritas neste artigo ocorreram entre os meses de julho e novembro do ano de em uma escola de ensino profissionalizante localizada no bairro Pici. Foi realizado um teste inicial para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. Com bases nas respostas deste questionário, foi elaborada uma apresentação de cinquenta minutos sobre as energias renováveis e sobre a sua presença no Estado do Ceará. As apresentações foram realizadas com auxílio de protótipos relacionados ao conteúdo em oito turmas diferentes da escola, alcançando cerca de 200 alunos. Após essa visita, foi aplicado um segundo teste com a finalidade de averiguar a assimilação dos conteúdos por parte dos estudantes. Os resultados apontaram que os discentes obtiveram um aproveitamento médio de cerca de 60% no questionário de conceitos. Além disso, os alunos avaliaram positivamente a atividade, o que demonstra empolgação com o tema. Conclui-se que a experiência vivida pelos alunos durante o projeto consolidou a importância de trabalhar os conceitos relativos à área de energias renováveis nas escolas, uma vez que os alunos beneficiados tiveram um primeiro contato com possibilidade de cursar Engenharia de Energias Renováveis na UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56962
ISBN: 978-65-993338-0-4
Aparece nas coleções:DEME - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_jeoleite.pdf583,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.