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Tipo: Dissertação
Título : Pintura na escola: uma representação imagética de elementos das culturas indígenas e afro-brasileiras
Título en inglés: School painting: an imagetic representation of elements from indigenous and afro-brazilian cultures
Autor : Lima, Solange Maria Pitombeira de
Tutor: Lima, José Maximiano Arruda Ximenes de
Palabras clave : Artes visuais;Ensino de artes;Pintura
Fecha de publicación : 2020
Citación : LIMA, Solange Maria Pitombeira de. Pintura na escola: uma representação imagética de elementos das culturas indígenas e afro-brasileiras. 2020. 123 f. Dissertação (mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho a seguir discorre sobre as interações entre a cultura indígena e afro-brasileira e o ensino de artes visuais. As teorias que deram suporte ao seu desenvolvimento foram as de Ribeiro (1995 e 2004) com seus estudos sobre o Povo Brasileiro, Barbosa (2008) com a Abordagem Triangular; Salles (1998) com a Crítica Genética; Pedrosa (2009), com a Teoria das Cores. O objetivo do trabalho é analisar como o contato com um repertório imagético de índios e afro-brasileiros influenciarão o processo de criação nas aulas de Artes Visuais. Parte-se do seguinte problema: como a utilização de um repertório imagético e histórico de índios e afro-brasileiros influenciará o processo de criação dos adolescentes? Para isso, realizamos uma pesquisa em ensino de artes visuais. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com o uso de elementos da etnografia. A coleta de dados foi realizada por meio das aulas de ilustração (Disciplina eletiva/Ensino médio de tempo integral) com caderno de artista dos alunos, diário de campo e fotografias dos processos. Os dados foram analisados com base nas seguintes categorias: 1) imagens criadas pelos alunos; 2) diversidade de cores de pele pintadas durante a produção artística; 3) presença de elementos da cultura indígena e afro-brasileira nas pinturas dos alunos. O resultado foi que essa influência ocorreu de maneira heterogênea, mesclando elementos da cultura atual com forte presença estrangeira aos elementos imagéticos brasileiros que se mantêm ao longo dos séculos.
Abstract: The following work discusses the interactions between indigenous and Afro-Brazilian culture and the teaching of visual arts. The theories that supported its development were those of: Ribeiro (1995 and 2004) with his studies on the Brazilian People; Barbosa (2008) with the Triangular Approach; Salles (1998) with Genetic Criticism; Pedrosa (2009), with the Theory of Colors. The objective of the work is to analyze how contact with an imagery repertoire of Indians and Afro-Brazilians will influence the process of creation in Visual Arts classes. It starts with the following problem: how will the use of visual and historical repertoire of Indigenous and Afro-Brazilians influence the creation of adolescents? For this, we conducted a research in teaching visual arts. We use a qualitative approach, using elements of ethnography. Data collection was carried out through illustration classes (elective course / full-time high school) with students' sketchbook, field diary and photographs of the processes. The data was analyzed based on the following categories: 1) images created by the students; 2) diversity of skin colors painted during artistic production; 3) the presence of indigenous elements and Afro-Brazilian culture in the students' drawings. The result was that this influence occurred in a heterogeneous way, mixing elements of the current culture with a strong foreign presence to the Brazilian imagery elements that have been maintained over the centuries.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56914
Aparece en las colecciones: PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

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