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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56880
Type: | Tese |
Title: | Construção e validação de um programa sobre comunicação não verbal para enfermeiros |
Authors: | Silva, Maria Júlia Paes da |
Advisor: | Stefanelli, Maguida Costa |
Keywords: | Comunicação não Verbal;Profissionais de Enfermagem;Assistência ao Paciente;Comunicação em Saúde;Enfermeiras e Enfermeiros |
Issue Date: | 1993 |
Citation: | SILVA, M. J. P. Construção e validação de um programa sobre comunicação não verbal para enfermeiros. 1993. 109 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho é continuação de um estudo onde se verificaram falhas na percepção da comunicação não verbal nos enfermeiros que atendiam pacientes em consultas de enfermagem. Por se considerar importante que os estudos na área da saúde passem de diagnóstico de necessidades para análise das mudanças ocorridas na clientela alvo dc pesquisa, após aplicação dc programas educativos, foi construído e validado um programa sobre comunicação não verbal que pudesse ser utilizado pelo setor de educação continuada da instituição cm questão. Os objetivos deste estudo foram, portanto, construir e testar um programa sobre comunicação não verbal que pudesse ser utilizado pelo setor de educação continuada para enfermeiros e validá-lo em dois momentos: imediatainente, após aplicado e na prática do enfermeiro, verificando alterações no índice de percepção dos sinais não verbais dos pacientes em consulta de enfermagem. O referencial teórico adotado para a compreensão do ser humano foi LUFT; INGIIAM (1961); para a leitura da comunicação não verbal foram os pressupostos de BIRDWHISTELL (1970); I IALI.. (1986) e STEINBERG (1988); para legitimar a necessidade do atual estudo foi o trabalho anterior da pesquisadora (1989); e, para justificar a maneira como o programa foi construído, no seu aspecto de ensino-aprendizagem, foram utilizados os princípios de GAGNÉ (1980). Verificou-se, nos moldes em que o programa foi elaborado, que ele pode ser utilizado pelo setor de educação continuada da instituição; que se mostrou eficiente para que os enfermeiros obtivessem um índice efetivo de assimilação imediata para conceitos objetivos do assunto, porém com uma média de leitura dos sinais não verbais inferior à media dos peritos do assunto, demonstrando dificuldades para a transposição imediata para a prática. Porém, quando os enfermeiros foram observados em consulta de enfermagem, após aplicado o programa, percebeu-se um aumento no índice de percepção dos sinais não verbais do paciente. Este estudo, apesar das limitações, discutidas ao longo dele, é um dos primeiros na enfermagem que discute a temática do ensino e avaliação da comunicação não verbal. |
Abstract: | The present work is the continuation of a study of the failures of perception to nonverbal communication in nurses who do assist patients in nursing consultation. Since it is important that the studies of health care go from the diagnosis of needs to the analysis of changes occurred in the ciicntele, object of the research, after the educational program, it was built and validate a program about nonverbal communication to be utilized by the continuous educational department of the institution. The aim of this study is therefore to test a training program on nonverbal communication for nurses, to be utilized by the educational department, and to be validate in two differents moments: immediately after its utilization and. during the nurse’s practice , in order to verify the changes in the nurse’s capacity to perceive nonverbal signs in patients under nursing. consultation. The framework adapted to the understanding of the huinan being was LUFT; INGHAM (1961); to the reading of nonverbal communication the postulation is that of BIRDWHISTELL (1970), HALL (1986) and STEINBERG (1988); to legitimate the need of the present study stands the former work of the author (1989); and to justify the way in which the program was structured, approach to teaching-learning GAGNÉ (1980) principies were utilized. It was verificated that the structure given to the program, in order to be utilized by the educational department of the nursery, proved to be efficient to the immediate comprehension of the concepts involved by the students, in spite of a rate of nonverbal readings bellow the avarage performed by the experts in the field, which points to difficulties in the immediate transposition of such concepts in to practice. On the other hand, after the training program, the nurses observed in nursing consultation showed an improvement in their abilities to perceive nonverbal signs in patients. This study is one of the first in nursery training to discuss the theme of training and evaluation in the teaching of nonverbal communication, although the existing limitations exposed and discussed in it. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56880 |
Appears in Collections: | DENF - Teses defendidas em outras instituições |
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