Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56843
Tipo: Resumo
Título: Assessoria jurídica universitária popular como forma de fomento a uma educação jurídica crítica
Autor(es): Takaoka, Gláucia Sayuri
Rego, Camila Medeiros
Arruda, Ívina Soares de Oliveira
Silva, Raquel Garcia da
Rodrigues, Gláucia Maria Lima
Ferreira, Andre Vasconcelos
Palavras-chave: Assistência judiciária;Direito - Estudo e ensino;Educação popular
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: TAKAOKA, Glaucia Sayuri; REGO, Camila Medeiros; ARRUDA, Ívina Soares de Oliveira; SILVA, Raquel Garcia da; RODRIGUES, Gláucia Maria Lima; FERREIRA, Andre Vasconcelos. Assessoria jurídica universitária popular como forma de fomento a uma educação jurídica crítica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Grupo de Estudos em Assuntos de Assessoria Jurídica Universitária Popular, integrante do programa NAJUC (Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária), desenvolve diversas atividades na Faculdade de Direito direcionadas tanto para os estudantes quanto para a sociedade em geral com o intuito de trazer temas contra-hegemônicos, que não são abordados nas salas de aula ou na grande mídia e com os quais a assessoria jurídica universitária popular lida cotidianamente. Isso acontece por meio de rodas de discussão, que são realizadas no início de cada semestre a fim de recepcionar os calouros, mas aberto a toda comunidade, inclusive recebendo alunos de outros cursos e de outras instituições de ensino, em que se debate, de forma horizontal, temas que são importantes à construção de um direito crítico e de uma formação jurídica socialmente referenciada. Outro evento realizado é o Cine NAJUC, no qual há a escolha um filme que aborde um tema importante que instigue discussões políticas, sociais e jurídicas acerca do enredo e dos fatos sociais apresentados. Além disso, são realizadas formações internas para os próprios membros do projeto, visando construir uma formação jurídica e social que complemente o que as aulas muitas vezes não oferecem, e fornecendo um aprendizado importante para as atuações externas. Todas as atividades são pautadas na horizontalidade e na educação popular de Paulo Freire, a fim de se valorizar todas as formas de conhecimento, sem hierarquizá-las. O resultado dessas atividades é a disseminação e o fortalecimento de uma educação jurídica crítica, que busca lutar contra as opressões e as violações de direitos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56843
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gstakaoka.pdf70,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.