Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56839
Type: Resumo
Title: Conhecimento também é resistência: treinamento em primeiros socorros para alunos secundaristas das escolas estaduais
Authors: Melo, Gabriela Peres
Sena, Juliana Silva de
Muniz, Heitor Amorim
Medeiros, Juliana Teles
Arruda, Mailton Oliveira de
Rodrigues Sobrinho, Carlos Roberto Martins
Keywords: Ressuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros);Emergências médicas
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MELO, Gabriela Peres; SENA, Juliana Silva de; MUNIZ, Heitor Amorim; MEDEIROS, Juliana Teles; ARRUDA, Mailton Oliveira de; RODRIGUES SOBRINHO, Carlos Roberto Martins. Conhecimento também é resistência: treinamento em primeiros socorros para alunos secundaristas das escolas estaduais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de morte, sendo a Parada Cardiorrespiratória (PCR) sua complicação mais grave. Assim, as manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) configuram parte essencial da educação não só de profissionais de saúde, mas também da população em geral. Estudos mostram que a sobrevida de pacientes assistidos pela manobra de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) é maior, independente de ser feita por leigo ou profissional. No entanto, comprova-se que a maioria da população que presencia uma PCR não age por não saber ou por medo de contrair doenças. Ademais, visualizamos no contexto de greve nas escolas estaduais uma oportunidade de difundir esse assunto, além de levar conhecimento científico aos alunos participantes da ocupação. OBJETIVO: Capacitar os alunos do ensino médio da Escola Estadual Walter Sá e Luiza Távora em SBV, síncope e convulsão. METODOLOGIA: Foi realizada aula teórico-prática, ministrada pelos integrantes do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (PERC), em maio de 2016 na escola Walter Sá, em Fortaleza. A seção teórica durou 2h, baseada nas Diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, e a seção prática, também com 2h de duração, se estruturou por meio de estações para treinamento de RCP com uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em manequins, manobras de desengasgo e posição lateral de segurança. PARCERIA: Professores de ambas as escolas. FINANCIAMENTO: PREX. RESULTADOS: Capacitamos 25 alunos de ambas as escolas, entre 14 a 22 anos, os quais não possuíam conhecimento prévio acerca do assunto e 4 professores, que aproveitaram para se atualizar no protocolo e praticar as manobras. CONCLUSÃO: O treinamento proporcionou uma oportunidade de se qualificarem em manobras de emergência e se tornarem aptos a reconhecer e agir corretamente diante de PCR, síncope e convulsão
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56839
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_gpmelo.pdf73,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.