Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOlinda, Ercília Maria Braga de-
dc.contributor.authorLarripa, Tamara Queiroz Bezerra-
dc.date.accessioned2021-02-25T21:11:53Z-
dc.date.available2021-02-25T21:11:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLARRIPA, Tamara Queiroz Bezerra. Ateliê do IPREDE: contribuições da arte e da formação estética para crianças em situação de vulnerabilidade social. Orientadora: Ercília Maria Braga de Olinda. 2020. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56799-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a Qualitative Research in Education carried out from a Case Study (BOGDAN & BIKLEN, 1994) on the extension project “Atelier do IPREDE: aesthetic experience in the 3rd sector”, developed by the Federal University of Ceará (UFC) in partnership with the Instituto da Primeira Infância (IPREDE) in Fortaleza - CE. Its general objective is to investigate how art and aesthetic formation can influence the development of the child, strengthen family ties and promote the rights of these children, who are mostly in a situation of extreme social vulnerability and violation of their rights. It has as subjects participating in the research, 20 mothers whose children attended at the institution, a pilot group of 10 children with their respective guardians and 10 professionals from the institution (pediatrician, social workers, psychologists, speech therapist, physiotherapists, receptionists). Uses the research procedures: Documental Analysis, Itinerancy Journal (Barbier, 2002), Focus Group and Semi-Structured Interviews in order to identify and analyze the contributions of artistic and aesthetic experiences promoted through storytelling, children's drawing , theatrical shows, videos and other artistic approaches for the children participating in the project from September 2017 to August 2018. It brings as main theoretical contributions, the approaches on aesthetic formation and education of the sensitive from Duarte Jr (2001), experience from Larrosa (2002), children's rights from Dallari and Korczak (1986), early childhood by Maturana & Verden-Zöller (2004), storytelling by Machado (2015) and children's drawing by Goldberg (2016) and Stern (1978). As a result, positive changes in children's development were identified in relation to learning, concentration, creativity, improvement in the school context, in socialization, in affection and in strengthening the family bond, revealing the importance of the work developed by “Ateliê do Iprede” and the significant contributions of art and aesthetic formation for children in socially vulnerable situations served by IPREDE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectAteliê do IPREDEpt_BR
dc.subjectIPREDEpt_BR
dc.titleAteliê do IPREDE: contribuições da arte e da formação estética para crianças em situação de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorGoldberg, Luciane Germano-
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação é fruto de uma Pesquisa Qualitativa em Educação realizada a partir de um Estudo de Caso (BOGDAN & BIKLEN, 1994) sobre o Projeto de extensão “Ateliê do IPREDE: experiência estética no 3º setor”, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) em Fortaleza - CE. Tem como objetivo geral investigar como a arte e a formação estética podem influenciar no desenvolvimento da criança, fortalecer o vínculo familiar e promover os direitos dessas crianças, que em sua maioria, se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social e de violação dos seus direitos. Tem como sujeitos da pesquisa, 20 mães cujos filhos são atendidos na instituição, um grupo piloto de 10 crianças com seus/suas respectivos (as) responsáveis e 10 profissionais da instituição (pediatra, assistentes sociais, psicólogas, fonoaudióloga, fisioterapeutas, recepcionistas). Utiliza os procedimentos de pesquisa: Análise Documental, Diário de Itinerância (Barbier, 2002), Grupo Focal e Entrevistas Semiestruturadas com a finalidade de identificar e analisar quais as contribuições das experiências artísticas e estéticas promovidas por meio da contação de histórias, desenho infantil, espetáculos teatrais, exibição de vídeos entre outras abordagens artísticas para as crianças participantes do projeto no período de setembro de 2017 a agosto de 2018. Traz como principais aportes teóricos, as abordagens sobre formação estética e educação do sensível a partir de Duarte Jr (2001), experiência a partir de Larrosa (2002), direitos das crianças a partir de Dallari e Korczak (1986), primeira infância por Maturana & Verden-Zöller (2004), contações de histórias por Machado (2015) e desenho infantil por Goldberg (2016) e Stern (1978). Como resultados, foram identificadas mudanças positivas no desenvolvimento das crianças em relação à aprendizagem, concentração, criatividade, melhoria no contexto escolar, na socialização, na afetividade e no fortalecimento do vínculo familiar, revelando a importância do trabalho desenvolvido pelo “Ateliê do IPREDE” e as significativas contribuições da arte e da formação estética para as crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo IPREDE.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_tqblarripa.pdf8,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.