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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56776
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Crítica ao planejamento urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade para a urbe sustentável |
Autor(es): | Cavalcante, Camila Bandeira Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Palavras-chave: | Planejamento urbano;Transporte urbano;Acessibilidade ao transporte local;Fatores socioeconômicos;Solo - Uso - Planejamento;Solo urbano - Uso |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | CAVALCANTE, Camila Bandeira; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Crítica ao planejamento urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade para a urbe sustentável. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 33º, 10 a 14 nov. 2019, Balneário Camboriú (SC). Anais [...] Balneário Camboriú (SC) , 2019. p. 3362-3365. |
Resumo: | Os esforços de planejamento do espaço urbano e de transportes incorporam estruturas conceituais de relações entre princípios e conceitos que têm evoluído à medida que se compreende melhor relações como, por exemplo, transportes e sustentabilidade, eficiência e qualidade de vida, desigualdade socioespacial e equidade. Nesta pesquisa de tese, cujo objetivo geral é realizar a crítica ao planejamento do espaço urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade urbanas, pretende-se consolidar os elementos essenciais deste paradigma na busca por uma cidade sustentável, definindo suas interrelações, princípios, foco e objeto de análise. Considera-se o plano diretor como principal instrumento de ordenamento territorial dos municípios, refletindo preocupações com o crescimento e desenvolvimento urbano de cada cidade, assim como os planos de transportes como orientadores da organização dos sistemas de mobilidade das cidades. Esta pesquisa avalia o quanto estes esforços de planejamento vêm incorporando a evolução paradigmática do planejamento da acessibilidade e mobilidade urbanas, assim como analisa a relação destes planos e a redução da desigualdade socioespacial da acessibilidade, para a cidade de Fortaleza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56776 |
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