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Tipo: Artigo de Evento
Título: Relação entre os pilares de segurança viária e a taxa de mortalidade dos países membros da OMS: um estudo utilizando modelos de equações estruturais.
Autor(es): Torres, Caio Assunção
Xavier, Vanessa Jamille Mesquita
Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Acidentes de trânsito;Segurança rodoviária;Taxa de acidentes;Segurança no trânsito;Segurança no trânsito - Prevenção;Prevenção de acidentes
Data do documento: 2019
Citação: TORRES, Caio Assunção ; XAVIER, Vanessa Jamille Mesquita ; CUNTO, Flávio José Craveiro. Relação entre os pilares de segurança viária e a taxa de mortalidade dos países membros da OMS: um estudo utilizando modelos de equações estruturais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 33º., 10 a 14 nov. 2018, Gramado_RS. Anais [...] Gramado,RS, 2019.p. 3577-3588.
Resumo: O fenômeno das mortes no trânsito enseja o desenvolvimento de estudos que considerem a complexa relação de causalidade entre os fatores que o influenciam ao nível compatível com a definição de políticas públicas que promovam a segurança viária. O presente artigo analisa a influência de 48 indicadores de desempenho da segurança na taxa de mortalidade de 175 países para o ano de 2016. Foram propostos modelos de equação estrutural para avaliar a proposição e utilização de variáveis latentes que representem cinco grandes áreas de atuação em políticas públicas de promoção da segurança no trânsito e sua influência nas taxas de mortalidade. Os resultados indicaram que políticas voltadas ao incentivo de comportamento seguro dos usuários apresentaram maiores influência na redução das mortes no trânsito, seguida por incentivo em políticas nas áreas de veículos seguros, gestão da segurança viária, vias seguras e mobilidade e resposta ao acidente.
Abstract: Road deaths phenomenon suggests the development of studies that consider the complex causal relationship between the factors that influence it at the compatible level with the definition of road safety policies. This paper analyzes the influence of 48 road safety performance indicators on the mortality rate of 175 countries in 2016. Structural equation models were proposed to evaluate the proposition and use of latent variables that represent five major road safety policy areas and its influence on mortality rates. The results indicated that policies aimed at encouraging users' safe behavior were the ones that had the greatest influence in reducing road deaths followed by policies in safer vehicles, road safety management, safer road and mobility and post-crash response.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56743
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