Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Caio Assunção-
dc.contributor.authorXavier, Vanessa Jamille Mesquita-
dc.contributor.authorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.date.accessioned2021-02-24T16:24:54Z-
dc.date.available2021-02-24T16:24:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationTORRES, Caio Assunção ; XAVIER, Vanessa Jamille Mesquita ; CUNTO, Flávio José Craveiro. Relação entre os pilares de segurança viária e a taxa de mortalidade dos países membros da OMS: um estudo utilizando modelos de equações estruturais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 33º., 10 a 14 nov. 2018, Gramado_RS. Anais [...] Gramado,RS, 2019.p. 3577-3588.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56743-
dc.description.abstractRoad deaths phenomenon suggests the development of studies that consider the complex causal relationship between the factors that influence it at the compatible level with the definition of road safety policies. This paper analyzes the influence of 48 road safety performance indicators on the mortality rate of 175 countries in 2016. Structural equation models were proposed to evaluate the proposition and use of latent variables that represent five major road safety policy areas and its influence on mortality rates. The results indicated that policies aimed at encouraging users' safe behavior were the ones that had the greatest influence in reducing road deaths followed by policies in safer vehicles, road safety management, safer road and mobility and post-crash response.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectSegurança rodoviáriapt_BR
dc.subjectTaxa de acidentespt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectSegurança no trânsito - Prevençãopt_BR
dc.subjectPrevenção de acidentespt_BR
dc.titleRelação entre os pilares de segurança viária e a taxa de mortalidade dos países membros da OMS: um estudo utilizando modelos de equações estruturais.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO fenômeno das mortes no trânsito enseja o desenvolvimento de estudos que considerem a complexa relação de causalidade entre os fatores que o influenciam ao nível compatível com a definição de políticas públicas que promovam a segurança viária. O presente artigo analisa a influência de 48 indicadores de desempenho da segurança na taxa de mortalidade de 175 países para o ano de 2016. Foram propostos modelos de equação estrutural para avaliar a proposição e utilização de variáveis latentes que representem cinco grandes áreas de atuação em políticas públicas de promoção da segurança no trânsito e sua influência nas taxas de mortalidade. Os resultados indicaram que políticas voltadas ao incentivo de comportamento seguro dos usuários apresentaram maiores influência na redução das mortes no trânsito, seguida por incentivo em políticas nas áreas de veículos seguros, gestão da segurança viária, vias seguras e mobilidade e resposta ao acidente.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_catorres.pdf4,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.