Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56681
Tipo: Resumo
Título: Avaliação do conhecimento tático declarativo de alunos de futsal da escolinha de futsal UFC/PROEXT
Autor(es): Garcez, Francisco Ygor de Sousa
Braga, Italo Nunes
Gonzalez, Ricardo Hugo
Palavras-chave: Futsal;Esportes coletivos;Esportes - Estudo e ensino;Ciências do esporte
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: GARCEZ, Francisco Ygor de Sousa; BRAGA, Italo Nunes; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Avaliação do conhecimento tático declarativo de alunos de futsal da escolinha de futsal UFC/PROEXT. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO DE ALUNOS DE FUTSAL DA ESCOLINHA DE FUTSAL UFC/PROEXT (Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173) Francisco Ygor de Sousa Garcez; Ítalo Nunes Braga; Ricardo Hugo Gonzalez INTRODUÇÃO: Com a evolução das ciências do esporte, muitas metodologias de treino vão surgindo na área do ensino-aprendizagem-treinamento. No futsal não é diferente das outras modalidades coletivas, contrariando os métodos mais tradicionais de ensino que visavam treinamentos mais técnicos relacionados a um grande número de repetições do gesto motor, hoje se vê de extrema importância que os alunos ou atletas treinem também sua dimensão cognitiva, ou seja, atuem de forma inteligente. OBJETIVOS: Determinar o nível de conhecimento tático declarativo dos alunos; proporcionar aos alunos o entendimento do jogo e não apenas da técnica; estimular o pensamento tático nos alunos; estimular nos alunos a ideia de que o futsal não é apenas uma modalidade que se corre atrás de uma bola para tentar fazer os gols, e sim uma prática que demanda pensamento, técnica e resolução de problemas. METODOLOGIA: Para este trabalho será usado uma proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no Futsal, nos sistemas mais adotados na iniciação 2:2 e o 3:1. Adaptado de Balzano (2013), que consiste numa série de desenhos mostrando situações do jogo formal de Futsal, e as opções de respostas que os alunos devem marcar. RESULTADOS: os resultados obtidos através da aplicação do teste indicou que total de alunos que concluíram o teste 10%m apresentou nível BOM (30-39 pontos) 20% apresentara nível REGULAR (20-29 pontos) e 70% apresentaram nível RUIM (19 ou menos pontos). CONCLUSÃO: Com os apontamentos indicados pelo teste, percebemos que os alunos apresentam em sua maioria um nível RUIM de conhecimento tático declarativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56681
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fysgarcez.pdf76,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.