Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56681
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Garcez, Francisco Ygor de Sousa | - |
dc.contributor.author | Braga, Italo Nunes | - |
dc.contributor.author | Gonzalez, Ricardo Hugo | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-22T22:14:53Z | - |
dc.date.available | 2021-02-22T22:14:53Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GARCEZ, Francisco Ygor de Sousa; BRAGA, Italo Nunes; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Avaliação do conhecimento tático declarativo de alunos de futsal da escolinha de futsal UFC/PROEXT. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56681 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Futsal | pt_BR |
dc.subject | Esportes coletivos | pt_BR |
dc.subject | Esportes - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências do esporte | pt_BR |
dc.title | Avaliação do conhecimento tático declarativo de alunos de futsal da escolinha de futsal UFC/PROEXT | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO DE ALUNOS DE FUTSAL DA ESCOLINHA DE FUTSAL UFC/PROEXT (Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173) Francisco Ygor de Sousa Garcez; Ítalo Nunes Braga; Ricardo Hugo Gonzalez INTRODUÇÃO: Com a evolução das ciências do esporte, muitas metodologias de treino vão surgindo na área do ensino-aprendizagem-treinamento. No futsal não é diferente das outras modalidades coletivas, contrariando os métodos mais tradicionais de ensino que visavam treinamentos mais técnicos relacionados a um grande número de repetições do gesto motor, hoje se vê de extrema importância que os alunos ou atletas treinem também sua dimensão cognitiva, ou seja, atuem de forma inteligente. OBJETIVOS: Determinar o nível de conhecimento tático declarativo dos alunos; proporcionar aos alunos o entendimento do jogo e não apenas da técnica; estimular o pensamento tático nos alunos; estimular nos alunos a ideia de que o futsal não é apenas uma modalidade que se corre atrás de uma bola para tentar fazer os gols, e sim uma prática que demanda pensamento, técnica e resolução de problemas. METODOLOGIA: Para este trabalho será usado uma proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no Futsal, nos sistemas mais adotados na iniciação 2:2 e o 3:1. Adaptado de Balzano (2013), que consiste numa série de desenhos mostrando situações do jogo formal de Futsal, e as opções de respostas que os alunos devem marcar. RESULTADOS: os resultados obtidos através da aplicação do teste indicou que total de alunos que concluíram o teste 10%m apresentou nível BOM (30-39 pontos) 20% apresentara nível REGULAR (20-29 pontos) e 70% apresentaram nível RUIM (19 ou menos pontos). CONCLUSÃO: Com os apontamentos indicados pelo teste, percebemos que os alunos apresentam em sua maioria um nível RUIM de conhecimento tático declarativo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fysgarcez.pdf | 76,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.