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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56571
Type: | Dissertação |
Title: | Método para avaliação Ex Post dos níveis de concentração de poluentes provenientes de corredores de transporte |
Authors: | Quintanilha, Wendy Fernandes Lavigne |
Advisor: | Bertoncini, Bruno Vieira |
Keywords: | Faixas exclusivas de ônibus;Corredores de transporte público;Qualidade do ar;Amostragem passiva |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | QUINTANILHA, Wendy Fernandes Lavigne. Método para avaliação Ex Post dos níveis de concentração de poluentes provenientes de corredores de transporte. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho propõem a elaboração de um método que possibilite avaliar o impacto na qualidade do ar, decorrente das soluções de transporte, após sua implantação. A má qualidade do ar afeta o meio ambiente, a saúde da população e a economia, e por isso deve-se haver uma atenção especial para este tema. Sabe-se que o setor de transportes é o que mais impacta na qualidade do ar nos centros urbanos, com destaque para os veículos pesados, que representam a maior parte da frota do transporte público. Diversas são as alternativas empregadas para melhoria desse sistema, como as faixas exclusivas de ônibus. Costumeiramente, essas soluções visam melhoria de indicadores operacionais, como tempo de viagem e velocidade média, não considerando o impacto ambiental. O estudo de caso se deu em Fortaleza-CE, na avaliação de faixas exclusivas de ônibus. Por meio da associação da amostragem passiva de gases poluentes (NO2, SO2 e O3) e de pares viários com características físicas e operacionais semelhantes, obteve-se um sistema simples e de baixo custo, com alta replicabilidade e que permite o monitoramento simultâneo de pontos diferentes. Foi observado uma influência positiva da faixa nos níveis de NO2, entretanto inconclusivos para SO2 e O3. Para o NO2, a característica que se mostrou mais influente foi o fluxo e a categoria de veículos, em especial os pesados, cuja participação nas emissões é mais significativa, sobretudo na área das vias arteriais. Na região das vias comerciais, o padrão de uso do solo demonstrou correlação mais forte. Condições meteorológicas apresentaram correlação significativa com o nível do poluente; velocidade do vento e radiação com relação negativa, e precipitação e temperatura com relação positiva. Classificação funcional e orientação espacial não se mostraram significativas nas vias estudadas. Por fim, o método desenvolvido se apresentou satisfatório e atendeu às expectativas quanto à avaliação do nível de poluentes e à comparação das vias em análise. |
Abstract: | In this work, it was proposed to elaborate a method that makes it possible to assess the impact on the air quality generated by the transport solutions, after its implementation. Poor air quality affects the environment, the health of the population and the economy, which is why we must pay special attention to this issue. It is known that the transport sector is the one that most impacts on air quality in urban centres, with emphasis on heavy vehicles that represent most of the public transport fleet. There are several alternatives used to improve this system, such as exclusive bus lanes. Usually, these solutions aim to improve operational indicators, such as travel time and average speed, not considering the environmental impact. The case study took place in Fortaleza-CE, in the evaluation of exclusive bus lanes. Through the association of passive sampling of polluting gases (NO2, SO2 and O3) and road pairs with similar physical and operational characteristics, a simple and low-cost system was obtained. It has high repeatability and allows simultaneous monitoring from different points. The bus lane seemed to influence the levels of NO2, but seemed inconclusive results for SO2 and O3. For NO2, the most influential characteristic was the flow and category of vehicles, especially heavy vehicles, whose participation in emissions is more significant, distinctively in the area of arterial roads. In the commercial roads’ region, the pattern of land use showed a stronger correlation. Meteorological conditions showed a significant correlation with the level of the pollutant; wind speed and radiation with negative influence, and precipitation and temperature with positive influence. Functional classification and spatial orientation were not significant in the studied roads. Finally, the method developed was satisfactory and met expectations regarding the assessment of the level of pollutants and the comparison of the roads under analysis. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56571 |
Appears in Collections: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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