Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56184
Tipo: | Resumo |
Título: | O GEPPELE como ação extensionista e sua relação com a pesquisa |
Autor(es): | Braga, Deislania Lima Miranda, Cicero Anastacio Araujo de |
Palavras-chave: | Extensão universitária;Língua espanhola;Professores - Formação;Linguística aplicada - Pesquisa |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | BRAGA, Deislania Lima; MIRANDA, Cicero Anastacio Araujo de. O GEPPELE como ação extensionista e sua relação com a pesquisa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O objetivo de projetos de extensão, segundo a Pró-Reitoria de Extensão da UFC, é articular o ensino e pesquisa de forma indissociável. Este trabalho tem como objetivo apresentar essa relação através da nossa experiência como monitora do Programa GEPPELE, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores em Língua Espanhola. Desde sua criação este grupo proporciona aos seus participantes discentes e professores de ELE (Espanhol como Língua Estrangeira), um espaço de discussão das pesquisas realizadas na área de Linguística Aplicada, voltadas à formação de professores e às práticas de ensino d ELE. Essas discussões contribuem, por um lado, para a formação continuada dos participantes, alguns deles, já professores formados na área. Por outro, a integração no mesmo espaço de professores já formados com alunos em formação inicial. Da mesma forma, estimula a produção acadêmica dos participantes, através de duas outras ações do grupo: A Revista Eletrônica do GEPPELE e o Colóquio do GEPPELE, a primeira com periodicidade semestral e o último bienal. De tal modo que as ações do GEPPELE tem contribuído para a articulação entre a pesquisa e a extensão. No ano de 2016, nossa experiência como monitora desse programa nos mostrou a importância de as atividades e extensão estarem associadas às de pesquisa e ensino. Nesta comunicação, refletimos em torno dessa experiência, de modo a evidenciar: a) a contribuição que nossa atividade como monitora para nossa formação acadêmica; b) o aporte que as atividades desenvolvidas pelo grupo tem no fomento da produção de pesquisa e estudos na sua área de atuação e c) as contribuições do grupo para na proposição de ações no ensino. Para isso, trazemos os números e as áreas de publicações geradas pelo grupo nos três últimos anos através dos eventos realizados e da publicação de sua revista e a relação dessas publicações com o Ensino e Formação de Professores de ELE. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56184 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dlbraga.pdf | 71,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.