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Tipo: Tese
Título: A disciplina biologia nas narrativas sobre as mudanças curriculares no Ceará (1992-2016)
Autor(es): Rodrigues, Diego Adaylano Monteiro
Orientador: Carneiro, Claudia Christina Bravo e Sá
Palavras-chave: História do currículo;Narrativas;História das disciplinas escolares;Currículo de Biologia;Análise textual discursiva
Data do documento: 2020
Citação: RODRIGUES, Diego Adaylano Monteiro. A disciplina biologia nas narrativas sobre as mudanças curriculares no Ceará (1992-2016). Orientadora: Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro. 2020. 275f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020..
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como se construiu a disciplina Biologia nos currículos oficiais cearenses e nas experiências curriculares no Liceu do Ceará entre 1992 e 2016. O estudo dialoga com os pressupostos teóricos das teorias críticas do currículo e da história das disciplinas e culturas escolares. Como pesquisa histórica apoia-se em um paradigma qualitativo de investigação e se inspira na pesquisa narrativa. A primeira fase da pesquisa focalizou a trajetória histórica dessa disciplina no estudo de três propostas curriculares estaduais, instituídas em 1992, 2000 e 2009, nas vozes de seus autores e em documentos sobre seus contextos de produção, como a legislação educacional estadual, os pareceres e as resoluções do Conselho Estadual de Educação. A segunda fase foi direcionada para o estudo das narrativas de docentes e de ex-alunos do Liceu do Ceará, bem como para a análise dos diários de classe desses professores e outros documentos do acervo da escola. As análises foram subsidiadas pela Análise Textual Discursiva e os dados foram organizados em cinco categorias: 1) Processos de produção dos currículos oficiais cearenses; 2) Princípios e conceitos norteadores dos currículos oficiais; 3) Finalidades, conhecimentos e modalidades didáticas expressos nas propostas curriculares para a disciplina Biologia; 4) Decisões curriculares e fatores que estimularam as mudanças nos currículos com base nas trajetórias dos professores; e 5) O Currículo de Biologia: entre o percebido e o experienciado na escola. Como resultado, identificou-se que os currículos oficiais foram construídos por subgrupos formados por técnicos da Secretaria Estadual da Educação do Ceará, professores das escolas e das universidades. Essas produções envolveram diferentes níveis de participação dos professores da rede estadual. Em alguns casos, omitiram-se os nomes desses docentes e houve tensões na implementação. Os currículos tiveram influências das novas legislações federais e estaduais, da lógica do mercado, das tendências pedagógicas e dos movimentos do Ensino de Ciências, que repercutiram em traços de um pensamento curricular crítico, em disputas entre finalidades acadêmicas e de transformação social. Notou-se também que as decisões curriculares dos professores na escola estudada foram influenciadas por suas experiências formativas (em especial, as relacionadas aos laboratórios escolares), pela distribuição de novos recursos didáticos (como livros didáticos e materiais para os laboratórios) e pela valorização e autonomia relativa conquistadas pelos professores. Os currículos oficiais tiveram papel secundário nas decisões curriculares e operaram junto a estratégias sutis de controle dos docentes. Nesse sentido, as narrativas revelaram atos de resistência dos professores, como as abordagens, durante as aulas, sobre suas lutas por melhorias de condições de trabalho e sobre a realidade social dos alunos. No contexto histórico estudado, percebeu-se também uma valorização dos conteúdos ecológicos nos anos 1990 e maior valorização dos conteúdos de Genética e Biotecnologia nos anos 2000, principalmente evidenciadas nos currículos oficiais e nos diários de classe. Assim, sustenta-se que a disciplina Biologia é uma construção social e histórica produzida com base em alianças, tensões e lutas na história curricular cearense, tendo sido elaborada por diferentes subgrupos e, nesse processo, mesclado distintos pensamentos curriculares, pedagógicos e tradições
Abstract: This works aims to understand how the discipline Biology has been structured in the official curricula of Ceará and the curricular experiences in Liceu do Ceará School between 1992 and 2016. The study is connected with the theoretical premises of the critical curricular theories and the history of school’s disciplines and culture. It is based on a qualitative investigation paradigm and is inspired by narrative research. The first research phase focused on the history of this subject through the evaluation of three state curricula plans implemented in 1992, 2000 and 2009. Also, it was based on the voice of its authors and documents about their production contexts such as the state educational legislation, State Education Board’s opinions and resolutions. In the second phase, this investigation focused on the narratives of Liceu do Ceará School’s faculty and alumni, as well as on class diaries of those teachers and other documents in the school’s collection. The analysis comprised the Textual and Discourse Analysis and data was organized in five categories: 1) The production process of the official curricula of Ceará; 2) Principles and guiding concepts of the official curricula; 3) Goals, knowledge and didactic modalities expressed in the curricular plans for the Biology subject; 4) Curricular decisions and the factors that stimulated curricular changes based on the teachers’ careers; 5) The experienced biology curriculum: within the perceived and the experienced curriculum in school. As a result, it was identified that the official biology curricula were built by subgroups formed by technicians from the Ceará State Department of Education, teachers from schools and universities. These productions involved different levels of state teachers participation. In some cases, these teachers had their names omitted and there were also tensions in the implementation. These curricula were influenced by new federal and state legislation, the market logic, pedagogical trends and science teaching movements, which led to aspects of critical curricular thinking and conflicts between academic purposes and social transformation. Regarding The evaluated school, we noticed teacher’s curricular decisions were influenced by their studies background and experience (especially the ones related to school laboratories), distribution of school material (such as books and laboratory materials), the relative appreciation and independency acquired by the teachers. The Official state curricula had a secondary role in the curricular decisions and worked together with the strategies that subtly control teachers. In this sense, narratives revealed teachers’ resistance as shown by the moments when, during classes, they spoke about their fights for better working conditions and about the social realities of the students. In the evaluated historical context, we also realized there was an appreciation for the ecological subjects in the 1990 sand greater appreciation for Genetics and Biotechnology after 2000, as evidenced by the class diaries and official state curricula. Hence, we conclude that the Biology discipline is a social construct based on alliances, tensions and fights in the Ceará curricular history. Also, we showed this discipline was elaborated by different subgroups and that it mixed different curricular pedagogical thoughts and traditions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56178
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