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Type: Artigo de Evento
Title: Estudo da relação casual a priori entre as movimentações de carga das concessionárias ferroviárias brasileiras com modelos de de vetores auto-regressivos.
Authors: Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Prado, Marcelo Vinaud
Rocha, Carlos Henrique
Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de
Keywords: Transporte ferroviário de carga;Transporte de carga;Manuseio de cargas;Transporte de cargas e armazenamento
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da; PRADO, Marcelo Vinaud ; ROCHA, Carlos Henrique; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Estudo da relação causal a priori entre as movimentações de carga das concessionárias ferroviarias brasileiras com modelos de vetores auto-regressivos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.187-197.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo avaliar a relação de longo prazo entre as movimentações de carga das concessionárias de ferrovias no Brasil. Os ganhos científicos são em aplicação de técnicas de séries temporais multivariadas utilizadas em economia com aplicação para portos (ver Da Silva e Rocha, 2012), mas pouco exploradas para o caso ferroviário. O trabalho utiliza a metodologia de Vetores Autoregressivos e da função impulso-resposta. Os dados foram obtidos da Agência Nacional de Transportes Terrestres do ano 2006 a 2011. Os resultados sugerem relação entre movimentações ferrovias das concessões do grupo RUMO e de ferrovias Heavy Haul, mas não entre as restantes. Sugere-se aprofundar o estudo com adição de variáveis para controlar efeitos endógenos e tentando mensurar a relação entre portos e ferrovias, podendo inclusive diagnosticar a ferrovia como um fator da competitividade entre portos.
Abstract: This paper aims to evaluate the long-term relationship between cargo handling by railroad concessionaires in Brazil. The scientific gains are in the application of multivariate time series techniques used in economics with application to ports (see Da Silva and Rocha, 2012), but little explored for the railway case. The work uses the methodology of Autoregressive Vectors and the impulse-response function. The data were obtained from the National Land Transport Agency from 2006 to 2011. The results suggest a relationship between railway movements of the RUMO group and Heavy Haul railways, but not among the rest. It is suggested to make new studies by adding variables to control endogenous effects and trying to measure the relationship between ports and railways. It may even diagnose the railroad as a factor of competitiveness between ports.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56142
ISBN: 978-65-89319-00-9
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