Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56130
Type: | Dissertação |
Title: | Time bomb game: design, implementação e avaliação de um aplicativo para plataformas móveis, no formato de um jogo, para auxiliar estudantes na revisão dos conceitos relacionados à teoria estrutural dos compostos orgânicos |
Title in English: | Time bomb game: design, implementation and evaluation of an application for mobile platforms, in the form of a game, to assist students in reviewing concepts related to the structural theory of organic compounds |
Authors: | Lima, Paulo Roberto Santos de |
Advisor: | Silva Júnior, José Nunes da |
Keywords: | Plataforma móvel;Aplicativo;Jogos;Teoria Estrutural;Química Orgânica |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | LIMA, Paulo Roberto Santos de. Time bomb game: design, implementação e avaliação de um aplicativo para plataformas móveis, no formato de um jogo, para auxiliar estudantes na revisão dos conceitos relacionados à teoria estrutural dos compostos orgânicos. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O domínio da estrutura dos compostos orgânicos é crucial para entender como as moléculas orgânicas interagem e reagem umas às outras. Por esse motivo, geralmente, os cursos introdutórios de Química orgânica ensinam a teoria estrutural dos compostos orgânicos como um capítulo inicial. Porém, esse assunto é considerado por muitos estudantes como um dos mais desafiadores, possuindo conceitos abstratos que podem ser difíceis de entender e, muitas vezes, envolve atividades de aprendizado que exigem engenhosidade e conhecimentos mais específicos para a resolução de problemas. A dificuldade de aprendizagem está relacionada com faltas de interesse e motivação, somadas, muitas vezes, às metodologias de ensino inadequadas. Este cenário propiciou o desenvolvimento de um aplicativo para plataformas móveis, no formato de um jogo educacional, para auxiliar os estudantes na revisão de conceitos relacionados à teoria estrutural dos compostos orgânicos, porém de uma forma lúdica, desafiando os estudantes a desarmarem, com seus conhecimentos, uma bomba relógio. A ferramenta desenvolvida foi avaliada por professores e estudantes que analisaram o design, conteúdo, jogabilidade e utilidade do aplicativo como ferramenta educacional, e concordaram que o jogo é uma ferramenta inovadora que pode auxiliar os estudantes em seus estudos. A análise dos resultados dos estudantes do ensino médio comprovou que aqueles que utilizaram o jogo para estudar tiveram melhores performances que outros estudantes que não o utilizaram. Conclui-se, portanto, que a utilização do jogo desenvolvido contribuiu para a revisão e melhoria do aprendizado dos conceitos relacionados à teoria estrutural dos compostos orgânicos e pode ser uma excelente opção de utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem, trazendo em sua proposta pedagógica uma alternativa divertida, envolvente e eficaz para que os estudantes melhorem os seus desempenhos nos estudos relacionados à Química. |
Abstract: | Mastery of the structure of organic compounds is crucial to understanding how organic molecules interact and react to each other. For this reason, introductory courses in organic chemistry generally teach the structural theory of organic compounds as an initial chapter. Unfortunately, this subject is considered by many students to be one of the most challenging subjects, having abstract concepts that can be difficult to understand and often involves learning activities that require ingenuity and higher problem-solving skills. Learning difficulties are related to a lack of interest and motivation, often coupled with inadequate teaching methodologies. This scenario led to the development of an educational platform mobile application to assist students in reviewing concepts related to the structural theory of organic compounds, but in a playful way, challenging students to disarm with their knowledge, a time bomb. The results of the developed tool assessments were made by teachers and students who analyzed the app's design, content, gameplay, and utility as an educational tool, and agreed that the game is an innovative tool that can assist students in their studies. Analysis of the results of high school students showed that those who used the game to study performed better than other students who did not use it. It is concluded, therefore, that the use of the developed game contributed to the revision and improvement of the learning of the concepts related to the structural theory of organic compounds and can be an excellent option of using ICTs in the teaching and learning process, bringing in its proposal a fun, engaging and effective alternative for students to improve their performance in chemistry studies. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56130 |
Appears in Collections: | DQOI - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_prslima.pdf | 4,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.