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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Beth Gleyber Pessoa de-
dc.contributor.authorGomes, Josenilia Maria Alves-
dc.date.accessioned2021-01-15T23:31:23Z-
dc.date.available2021-01-15T23:31:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Beth Gleyber Pessoa de; GOMES, Josenilia Maria Alves. Humanizar no pré e pós operatório (Liga de Anestesiologia e Dor – FM00.2015.PJ0078). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56059-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnestesiapt_BR
dc.subjectCuidados pré-operatóriospt_BR
dc.subjectHumanização dos serviços de saúdept_BR
dc.titleHumanizar no pré e pós operatório (Liga de Anestesiologia e Dor – FM00.2015.PJ0078)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO: A intervenção cirúrgica representa uma ameaça à vida de qualquer pessoa, pois envolve uma carga emocional específica e diferenciada. Existe uma ampla gama de sentimentos que o procedimento cirúrgico pode despertar no individuo, visto que a cirurgia é um evento muitas vezes não esperado e que interrompe o ciclo normal de desenvolvimento e de vida. A intensidade e o volume de trabalho de uma unidade pré-cirúrgica leva profissionais de saúde a focarem muito nos aspectos técnicos da segurança do paciente relegando os aspectos emocionais a um plano de menor importância. OBJETIVO: O presente projeto visa focar o aspecto humanístico de acolher o medo e a ansiedade dos pacientes pré-cirúrgicos do Hospital Universitário Walter Cantídeo (HUWC) proporcionando uma experiência mais confortável e fazendo com que eles se sintam mais seguros e confiantes. METODOLOGIA: são feitas visitas aos pacientes do pré-operatório do HUWC selecionados mediante análise do mapa cirúrgico disponível no posto da enfermaria. Uma vez revisado o prontuário do paciente selecionado os estudantes fazem uma primeira visita e por meio de diálogo e distribuição de panfletos didáticos procuram esclarecer o que realmente acontece durante uma anestesia, quebrando os tabus que cercam o procedimento anestésico. Após a realização da cirurgia é feita uma nova visita ao paciente com o interesse de avaliar a relevância dos esclarecimentos prestados previamente. RESULTADOS: Ao longo de onze meses foram atendidos 139 pacientes da enfermaria sendo constatado durante as entrevistas que a maioria tinha medo de não acordar após a anestesia e após esclarecimentos foi possível avaliar a importância da tranquilização. CONCLUSÂO: É natural que o paciente sinta medo diante de uma cirurgia ou qualquer procedimento médico mais invasivo como um processo anestésico. Portanto é importante manter um serviço humanizado de atenção ao paciente do pré-operatório a fim de proporcionar-lhes mais segurança e bem estar.pt_BR
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