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Tipo: Resumo
Título : Sala Verde Água Viva: práticas sustentáveis e ações socioambientais nas escolas públicas de Fortaleza-CE. (Sala Verde Água Viva/CJ. 2012. PJ. 0428)
Autor : Marinho, Anderson da Silva
Farias, Carlos Senna Soares
Moreira, Francisca Mayara Pereira
Viana, Victória do Nascimento
Silva, Edson Vicente da
Meireles, Antonio Jeovah de Andrade
Palabras clave : Sustentabilidade e meio ambiente;Desenvolvimento sustentável;Ecopedagogia
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MARINHO, Anderson da Silva; FARIAS, Carlos Senna Soares; MOREIRA, Francisca Mayara Pereira; VIANA, Victória do Nascimento; SILVA, Edson Vicente da; MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade. Sala Verde Água Viva: práticas sustentáveis e ações socioambientais nas escolas públicas de Fortaleza-CE. (Sala Verde Água Viva/CJ. 2012. PJ. 0428). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: O projeto Sala Verde Água Viva (SVAV), desenvolve-se com apoio institucional do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), integra o Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental – LAGEPLAN no Departamento de Geografia, consiste no incentivo às ações e práticas sustentáveis com enfoque nas questões socioambientais nas escolas públicas do município de Fortaleza-CE. A SVAV objetiva apoio a construção de centros educacionais e formação socioambiental, destinando-se à disponibilização e democratização do acesso às informações, desenvolvendo atividades como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas educativas. A SVAV conta com uma biblioteca que contém 511 livros e 413 cartilhas sobre a temática ambiental e áreas afins para consulta e distribuição nas escolas, comunidades e na Universidade. Esse ano, o projeto lança uma organização temática anual que visa à discussão e ampliação das temáticas, na Escola Municipal José Parsifal Barroso, a SVAV desenvolveu ações com os alunos do ensino fundamental II, com as temáticas: Cultura Indígena e Educação Ambiental, Aquecimento Global e Água, Desenvolvimento Sustentável, Preservação do Ecossistema Manguezal, Consumismo, Agroecologia e Ecoturismo em Fortaleza-CE. A metodologia da pesquisa consistiu em ministração de palestras, exibição de vídeo, rodas de conversas e visitas guiadas, obtendo como resultado a discussão e apresentação de soluções das questões discutidas, construção de materiais a partir da reutilização, construção de hortas e jardins e intervenções artísticas na escola. Portanto, os alunos apresentaram ações positivas, mostrando a importância de se trabalhar a educação ambiental e construir sujeitos críticos na sociedade.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56033
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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