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Tipo: TCC
Título : A representação feminina nas obras de Miyazaki: estudo de caso do filme Princesa Mononoke
Título en inglés: The female representation in Miyazaki's works: a case study of the film Princess Mononoke
Autor : Lima, Mônika Martins de
Tutor: Araújo, Guilherme Pedrosa Carvalho de
Palabras clave : Filmes;Animações;Representação feminina;Animes;Studio Ghibli
Fecha de publicación : 2019
Citación : LIMA, Mônika Martins de. A representação feminina nas obras de Miyazaki: estudo de caso do filme Princesa Mononoke. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho teve por objetivo principal analisar como se manifesta a representação feminina em Princesa Mononoke (1997) do diretor Hayao Miyazaki, além de trazer a reflexão de que é possível a construção de uma personagem feminina sem recorrer a artifícios de sexualização ou estereótipos de feminilidade. Para atingir esse objetivo, foi feito um Estudo de Caso (YIN, 2001), tendo por base pesquisas e artigos relacionados à representação feminina em filmes e animações, sendo possível observar o fenômeno Disney e sua influência nas mulheres até os dias de hoje. Logo após, foi abordado como e quando as animações japonesas ficaram conhecidas no ocidente, sessão que contará brevemente sobre cada um dos tipos principais de animes, até chegar a polêmica do gênero Ecchi, abordando a questão do fanservice das personagens e sua hipersexualização como forma de atrair público. Em seguida, foi visto sobre a história de Hayao Miyazaki, dos Studio Ghibli e de suas diversas obras. Com isso, uma vez compreendido a questão da representação feminina e seus estereótipos nas animações ocidentais e orientais, foi feita uma análise de duas personagens de Princesa Mononoke (1997) – San e Lady Eboshi – utilizando o método proposto por Mayer (2018) do Índice de Protagonismo Feminino Proativo (PFP), um teste composto por onze questões relacionadas às personagens que abordam pontos que envolvem sua narrativa, participação na trama e explorar se houve sexualização da personagem ou não. As respostas, divididas entre sim e não, foram utilizadas para um levantamento sobre os resultados, sendo observado que as características de cada uma das personagens da obra foram colocados de maneira coerente e não utilizaram de fanservice como ponto focal, de forma a contribuir com a construção da narrativa do filme.
Abstract: The main goal of this work is to analyze the female representation in Princess Mononoke (1997) by the director Hayao Miyazaki, as well as highlighting the discussion about the possibility of creating a female character without falling into deliberate sexualization or stereotypical femininity. With this purpose, a Case Study of Yin (2001) was made, using researches and articles related to the representation of femininity in movies and animations as a base, as it is possible to see the Disney phenomenon and its influence on women to the present day. Following that, it was talked about how and when the Japanese animations became known in the western countries, where each one of the main categories of anime were briefly explained, including the polemic genre Ecchi, touching the subject of fanservice of the female characters and their hypersexualization as a way to attract the audience. Then it was seen about the story of Hayao Miyazaki, the Studio Ghibli and their various works. After that, once understanding the issue of female representation and its stereotypes in western and eastern animations, an analysis of two characters of Princess Mononoke (1997) - San and Lady Eboshi - was made using the method proposed by Mayer (2018) using her Index of Proactive Female Protagonism (PFP), a series of questions consisting of eleven character-related questions that address points involving their narrative, plot participation, and exploring whether or not the character was sexualized. The answers, divided between yes and no, were used for a survey of the results. It was observed that the characteristics of each of the characters were coherently applied and did not use fanservice as a focal point, so that they contributed in the construction of the narrative of the film.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55966
Aparece en las colecciones: SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

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