Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55776
Type: TCC
Title: Ansiedade dos estudantes de graduação em odontologia durante o atendimento clínico
Authors: Sampaio, Ivina Maria Freitas
Advisor: Ribeiro, Thyciana Rodrigues
Keywords: Ansiedade;Estresse Ocupacional
Issue Date: 2020
Citation: SAMPAIO, I. M. F. Ansiedade dos estudantes de graduação em odontologia durante o atendimento clínico. 2020. 37 f. TCC (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O Brasil possui o maior número de pessoas ansiosas no mundo, representando 9,3% da população convivendo com o transtorno. A ansiedade em excesso pode afetar o aprendizado, pensamento crítico e a performance clínica. No ambiente acadêmico, muitos estudos mostram que o estudante de odontologia está exposto a muitas situações de estresse e em níveis mais elevados que a população em geral. A presente pesquisa tem como objetivo identificar os níveis de ansiedade dos estudantes do curso de Odontologia do 5º ao 10º semestre da Universidade Federal do Ceará – Campus de Fortaleza diante dos atendimentos clínicos. Foram coletados dados gerais como idade, se trabalha ou não, renda familiar e semestre cursado em formulário padrão. Além disso, todos os participantes responderam ao questionário Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS – 21), que mede a escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. Os dados coletados foram analisados no software Statistical Package for the Social Sciences adotando uma confiança de 95%. Foram calculadas as médias e desvio-padrão dos itens do DASS-21 e de seus domínios, assim como o valor de alfa de Cronbach considerando “item-to-item” e “domain-to-domain” e se itens e domínios fossem excluídos do construto. O teste de Friedman/Dunn foi utilizado para comparar as médias dos três domínios do DASS-21. O escore de estresse foi significantemente superior ao escore de ansiedade e ambos superiores ao escore de depressão (p < 0,001). Apesar disso, não houve diferença significante na prevalência de diferentes níveis de ansiedade, estresse ou depressão na amostra estudada, nem diferença entre os diferentes níveis de graduação. Porém, o sexo feminino apresentou 5 vezes mais prevalência de estresse (p = 0,019). Por fim, vale ressaltar que níveis diferentes de Ansiedade, Depressão e Estresse foram perceptíveis numa parcela alta dos estudantes. Apesar de bons achados, ainda são necessários mais estudos com um número maior de alunos e comparativos entre universidades em prol de uma observação mais aprofundada e análise de novos fatores observados.
Abstract: Brazil has the largest number of anxious people in the world, representing 9.3% of the population living with the disorder. Excessive anxiety can affect learning, critical thinking, and clinical performance. In the academic environment, many studies show that the dental student is exposed to many stressful situations and at higher levels than the general population. This research aims to identify the anxiety levels of students in the Dentistry course from the 5th to the 10th semester of the Federal University of Ceará - Campus Fortaleza during clinical care. The collected data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences software, adopting 95% confidence. The averages and standard deviations of the items from DASS-21 and its domains were calculated, as well as Cronbach's alpha value considering “item-to-item” and “domain-to-domain” and if items and domains were excluded of the construct. The Friedman / Dunn test was used to compare the means of the three DASS-21 domains. The stress score was significantly higher than the anxiety score and both were higher than the depression score (p < 0.001). Despite this, there was no significant difference in the prevalence of different levels of anxiety, stress or depression in the sample studied, nor any difference between the different levels of graduation. However, the female sex presented 5 times more prevalence of stress (p = 0,019). Finally, it is worth mentioning that different levels of Anxiety, Depression and Stress were noticeable in a high proportion of students. Despite good findings, further studies with a larger number of students and comparisons between universities are still needed to further observation and analysis of new factors observed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55776
Appears in Collections:ODONTOLOGIA - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_imfsampaio.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.