Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55740
Tipo: | TCC |
Título: | Análise comparativa da influência do tipo de apoio entre viga e pilar metálico por modelagem numérica. |
Autor(es): | Paiva, Francisco Gilson Lima |
Orientador: | Cavalcante, Otávio Rangel de Oliveira e |
Palavras-chave: | Estrutura metálica;Tensão de von Mises;Simulação;Modelagem |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | PAIVA, Francisco Gilson Lima. Análise comparativa da influência do tipo de apoio entre viga e pilar metálico por modelagem numérica. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2020. |
Resumo: | Podemos notar que o mercado da construção civil está cada vez mais competitivo e exigente em termos de qualidade, seja por mão de obra, métodos construtivos ou nos materiais utilizados para a construção. Nesse contexto, destaca-se o uso de estruturas metálicas como uma alternativa para redução dos custos, tempo de execução, espaço ocupado por material nos canteiros de obra, entre outas vantagens. Isso vem despertando cada vez mais o interesse de pesquisadores na análise dessas estruturas. Este trabalho consiste no dimensionamento e na análise estrutural por meio de simulações comparativas de um pórtico para galpão industrial em estrutura metálica com ênfase no elemento estrutural pilar, com variação do apoio de ligação entre o pilar e viga treliçada, com os apoios do tipo apoiado no topo e apoiado na lateral do pilar. Desenvolveu-se um estudo de caso básico visando a análise do elemento pilar tendo sua ligação com a viga treliçada simplesmente apoiada e no segundo caso com o apoio lateral, ambos submetidos ao mesmo carregamento com objetivo de observar a variação de alguns parâmetros como tensão de von Mises e deslocamento total através de análise gráfica de gradientes de cores obtido por análise numérica por modelagem. O dimensionamento buscou atender os critérios de satisfação dos estados limites últimos e dos estados limites de serviço de deformações excessivas utilizando-se as menores seções possíveis para que cada peça atenda as solicitações propostas. Nos resultados foi possível observar que o pilar que possui ligação com a viga treliçada do tipo apoio de topo teve menores valores de tensão de von Mises e deslocamento total quando comparado com o apoio do tipo lateral em todas as situações propostas nos estados limites últimos e dos estados limites de serviço. Por fim também foi possível observar pelo gradiente de cores nas malhas geradas nos elementos, que mesmo em intensidade maior de tensão de von Mises, bem como no deslocamento total, o apoio do tipo lateral consegue distribuir de forma mais homogênea no pilar os esforços solicitantes, causando assim menores concentrações em áreas especificas da malha, sendo um ponto positivo comparado ao apoio de tipo topo. |
Abstract: | We can notice that the civil construction market is increasingly competitive and demanding in terms of quality, whether by labor, construction methods or in the materials used for construction. In this context, the use of metallic structures as an alternative to reduce costs, execution time, space occupied by material in the construction sites, among other advantages, stands out. This has increasingly aroused the interest of researchers in the analysis of these structures. This work consists of dimensioning and structural analysis by means of comparative simulations of a gantry for an industrial building in metallic structure with emphasis on the structural element of the column, with variation of the connection support between the column and the truss, with the supports of type supported on the top and supported on the side of the pillar. Was developed a basic case study aiming at the analysis of the pillar element having its connection with the truss beam simply supported and in the second case with lateral support, both subjected to the same loading in order to observe the variation of some parameters such as von Mises stress and total displacement through graphical analysis of color gradients obtained by numerical analysis by modeling. The dimensioning sought to meet the criteria of satisfaction of the last limit states and the service limit states of excessive deformations using the smallest possible sections so that each part meets the proposed requests. In the results it was possible to observe that the pillar that has a connection with the top support type lattice beam had lower values of von Mises stress and total displacement when compared to the lateral type support in all the situations proposed in the ultimate limit states and service limit states. Finally, it was also possible to observe by the color gradient in the meshes generated in the elements, that even in a greater intensity of von Mises tension, as well as in the total displacement, the lateral support can distribute the soliciting efforts more homogeneously in the pillar, thus causing lower concentrations in specific areas of the mesh, being a positive point compared to the top type support. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55740 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_fglpaiva.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.