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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55738
Tipo: | TCC |
Título : | Chatbot como apoio a monitoria de alunos no ensino superior. |
Autor : | Araújo, Anderson Soriano de |
Tutor: | Soares, Pablo Luiz Braga |
Co-asesor: | Figueiredo, Tatiane Fernandes |
Palabras clave : | Chatbot;Watson Assistant;Monitoria Acadêmica |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | ARAÚJO, Anderson Soriano de. Chatbot como apoio a monitoria de alunos no ensino superior. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | A monitoria acadêmica é uma ferramenta pedagógica presente em grande parte das universidades brasileiras, sendo de grande importância tanto para formação do monitor quanto para os discentes, que ao fazer uso dos conhecimentos transmitidos pelo monitor, incrementam o seu próprio conhecimento. Com tudo, esse benefício nem sempre é utilizado por todos os alunos, resultando por muitas vezes na subutilização dos monitores. Em junção com este problema, muitos especialistas da área de ensino/educação afirmam que o uso da metodologia tradicional de geração de conhecimentos, não favorece a construção da autonomia e do protagonismo de discentes. Procurando encontrar um novo formato metodológico que possam diminuir as dificuldades apontadas, o presente trabalho tem como objetivo a criação de um chatbot para atender discentes que possuam dúvidas na disciplina de estrutura de dados ofertada na Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. Tendo em vista sua aplicação como ferramenta metodológica ativa, além de considerar o fator inovação, o chatbot desenvolvido faz uso de uma base de dados construída pelos próprios monitores da disciplina, sendo utilizado como motor de inteligência o Watson Assistant, sendo este o responsável por gerenciar os diálogos humano/máquina. |
Abstract: | Academic monitoring is a pedagogical tool present in most Brazilian universities, being of great importance both for the training of the monitor and for the students, who, by making use of the knowledge transmitted by the monitor, increase their own knowledge. However, this benefit is not always used by all students, often resulting in the underutilization of monitors. In conjunction with this problem, many education specialists claim that the use of traditional knowledge generation methodology does not favor the construction of students’ autonomy and protagonism. Seeking to find a new methodological format that can reduce the difficulties mentioned, the present work aims to create a chatbot to attend students who have doubts in the discipline of Data Structure offered at the Federal University of Ceará - Campus Russas. In view of its application as an active methodological tool, in addition to considering the innovation factor, the developed chatbot makes use of a database built by the discipline monitors themselves, using the Watson Assistant as an intelligence engine, being responsible for managing the human/machine dialogues. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55738 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
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