Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55612
Tipo: | TCC |
Título : | Cantando na chuva: a construção da narrativa dos musicais hollywoodianos |
Autor : | Silva, Lilian Moura Lopes da |
Tutor: | Vieira, Marcelo Dídimo Souza |
Palabras clave : | Cinema hollywoodiano;Gêneros cinematográficos;Cinema musical norte-americano;Narrativa |
Fecha de publicación : | dic-2019 |
Citación : | Silva, Lílian Moura Lopes da. Cantando na chuva: a construção da narrativa dos musicais hollywoodianos. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Cinema e Audiovisual, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar a trajetória e as transformações do gênero cinematográfico musical no cinema estadunidense desde o seu primórdio até o lançamento do longa-metragem Cantando na Chuva. Primeiramente, há um estudo sobre os primeiros anos do teatro musical norte-americano e do cinema, entre o período de 1895 a 1927, a fim de entender como eles influenciaram os filmes do gênero e a trajetória até chegar nos filmes ―falados‖. Em seguida, apresentamos um panorama pelo gênero musical desde o lançamento de O Cantor de Jazz até o início dos anos 1950, com o intuito de fazer um levantamento das teorias que cercam o gênero. Por fim, chegamos à análise de Cantando na Chuva, o qual tem por finalidade compreender elementos apresentados no filme, dentre eles a narrativa, partindo das teorias observadas nos capítulos anteriores, além de entender o porquê da obra ser considerada a maior do gênero. |
Abstract: | The purpose of this research is to investigate the trajectory and transformations of the musical film genre in American cinema from its inception until the release of the movie Singing in the Rain. First, a study is made of the early years of American musical theater and cinema, from 1895 to 1927, in order to understand how they influenced films of the genre and their trajectory until they came to the "talkie" films. Then, we draw an overview of the musical genre since the release of The Jazz Singer until the early 1950s, in order to survey the theories surrounding the genre. Finally, we come to the Singing in the Rain analysis, which aims to understand elements, including the narrative, presented in the film, starting from the theories seen in the previous chapters, as well as understanding why the work is considered the most important of the genre. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55612 |
Aparece en las colecciones: | CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_lmlsilva.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.