Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55563
Tipo: TCC
Título: Utilização de um programa computacional como ferramenta para a melhoria da relação de ensinoaprendizagem.
Autor(es): Silva, Fernanda dos Santos
Orientador: Pinheiro, Pedro Helton Magalhães
Palavras-chave: Computer Aided Design;Computer Aided Manufacturing;Usinagem;Ensinoaprendizagem
Data do documento: 2020
Citação: Silva, Fernanda dos Santos.Utilização de um programa computacional como ferramenta para a melhoria da relação de ensinoaprendizagem.2020.TCC (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Russas.
Resumo: A velocidade no surgimento de novas tecnologias exige que a universidade inove na relação de ensino-aprendizagem, uma vez que se exige dos profissionais competências que lhes permita acompanhar o ritmo de desenvolvimento do mercado. As ferramentas computacionais podem ser utilizadas como alternativas para proporcionar ao aluno uma aplicação prática dos conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Entretanto, para serem utilizadas, é necessário que o docente empregue tempo para instruir os alunos com sua utilização, visto que muitos apresentam dificuldades em aprendê-las por conta própria. Pensando nesse problema, buscou-se encontrar uma alternativa para facilitar a aplicação de ferramentas de CAD (Computer Aided Design ou Desenho Assistido por Computador)/CAM (Computer Aided Manufacturing ou Manufatura Assistida por Computador) especificamente dentro da disciplina de Processos Tradicionais de Usinagem e CNC (PTUC). Portanto, o objetivo desse trabalho é a elaboração de um arquivo tutorial com procedimentos de utilização do software Siemens NX, de modo a veicular um método de aproximação do discente de Engenharia Mecânica com o conhecimento prático, possibilitando uma redução dos impactos negativos gerados pela pouca presença de aulas com aplicações práticas e pelas medidas atuais de distanciamento social. Primeiramente, buscou-se identificar o nível de conhecimento dos alunos em relação a tais ferramentas, através de questionário realizados no Google Forms. Posteriormente, realizou-se estruturação e criação de um arquivo tutorial com procedimentos de utilização do software Siemens NX, a fim de auxiliar na melhoria da relação de ensino-aprendizagem, além de estimular a criatividade e autonomia dos discentes. Constatou-se que os maiores problemas para o aprendizado de tais ferramentas são a falta de acesso ao software, a falta de um profissional para tirar dúvidas e a falta de material para estudo. Deste modo, conclui-se que o tutorial é relevante para o desenvolvimento do curso e da disciplina.
Abstract: The speed in the emergence of new technologies requires that the university innovate in the teaching-learning relationship, since professionals are required to have skills that allow them to keep up with the pace of market development. Computational tools can be used as alternatives to provide the student with a practical application of the theoretical knowledge learned in the classroom. However, in order to be used, it is necessary for the teacher to take time to instruct students in its use, since many have difficulties in learning them on their own. With this problem in mind, we sought to find an alternative to facilitate the application of CAD (Computer Aided Design)/CAM (Computer Aided Manufacturing) tools specifically within the discipline of Traditional Machining and CNC Processes (PTUC). Therefore, the objective of this work is the elaboration of a tutorial file with procedures for using the Siemens NX software, in order to convey a method of approximating the Mechanical Engineering student with practical knowledge, enabling a reduction of the negative impacts generated by the absence of practical classes and current measures of social distance. First, we sought to identify the level of knowledge of students in relation to such tools, through a questionnaire carried out in Google Forms. Subsequently, a tutorial file was structured and created with procedures for using the Siemens NX software, in order to help improve the teaching-learning relationship, in addition to stimulating students' creativity and autonomy. It was found that the biggest problems for learning such tools are the lack of access to the software, the lack of a professional to answer questions and the lack of material for study. Thus, it is concluded that the tutorial is relevant to the development of the course and discipline.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55563
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_fernadasilva.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.