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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Ruínas tropicais: pervivência da Tropicália no filme de Durval Discos
Título en inglés: Tropical ruins: Tropicalia’s survival in Durval Discos
Autor : Serafim, Lucas de Sousa
Cruze, Carolina da Nova
Palabras clave : Tropicália - repercussões do movimento;Muylaert, Anna, 1964-;Durval Discos - produção cinematográfica;Ruína
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : SERAFIM, Lucas de Sousa; CRUZ, Carolina da Nova. Ruínas tropicais: pervivência da Tropicália no filme de Durval Discos. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 9, n. 21, p. 131-143, ago./out. 2020.
Resumen en portugués brasileño: O artigo pretende investigar as repercussões do movimento Tropicália (1967-69) no Brasil dos anos 1990 em diálogo com a atualidade, através da aproximação de textos teóricos e obras de arte tropicalistas com o filme Durval Discos (2002) de Anna Muylaert, com destaque para a trilha sonora. O filme se passa numa loja de discos em São Paulo, em que o advento do CD torna a venda de LPs um ato obsoleto e restrito a uma esfera limitada de colecionadores nostálgicos. A trilha sonora, povoada pelas faixas intensas que remetem à Tropicália, contrasta, a princípio, com o espaço privado acanhado da loja de Durval e com a vida pacata dos personagens, à parte da metrópole turbulenta. A partir disso, o trabalho procura examinar diferenças dos contextos culturais da década de 60 para os anos 1990 que, no primeiro momento, foram palco para a criação de determinadas manifestações artísticas e, décadas depois, põem em jogo, através da arte cinematográfica, a permanência de ruínas tropicais: estilhaços de experiências que conservam a potência negativa de questionamento e transformação do presente.
Abstract: The paper aims to investigate the repercussions of the Tropicália movement (1967-69) in 1990s Brazil in dialogue with the present, through the approximation of theoretical texts and tropicalist works of art with the movie Durval Discos written and directed by Anna Muylaert (2002) highlighting its soundtrack. The film is set in a record store in São Paulo, where the advent of the CD makes the sale of LPs an obsolete act restricted to a limited sphere of nostalgic collectors. The soundtrack, populated by the intense tracks reminiscent of Tropicália, contrasts at first with the shy private space of Durval's shop and the quiet life of the characters, apart from the turbulent metropolis. From that, the work seeks to examine differences of cultural contexts from the 60s to the 1990s that, at first, settled the creation of certain artistic manifestations and, decades later, put into play, through film art, the permanence of tropical ruins: shards of experiences that preserve negative power of questioning and transforming present time.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55460
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

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