Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55392
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação ambiental sobre o uso racional da água em escolas públicas.
Autor(es): Souza, Karine Cristiane de Oliveira
Andrade, Amanda Ribeiro de
Spinelli, Camila Medeiros
Dantas, Clara Leal
Palavras-chave: Capacitação de crianças;Uso racional da água;Educação ambiental
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, Karine Cristiane de Oliveira; ANDRADE, Amanda Ribeiro de; SPINELLI, Camila Medeiros; DANTAS, Clara Leal. Educação ambiental sobre o uso racional da água em escolas públicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: A água tem fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, responsável por manter o equilíbrio e conservação da biodiversidade, sobrevivência da espécie humana e mantém uma sensível relação de dependência do homem com os ambientes naturais. Com os avanços da humanidade veio a escassez dos recursos naturais, de principal destaque, a água. A água, por ser um bem natural de alta estima, se torna um recurso valioso e que necessita de atenção pela sua quantidade e qualidade ofertada. O presente artigo apresenta a educação ambiental voltada para crianças de escolas públicas, no auxílio na formação da futura sociedade, possibilitando uma nova cultura de conscientização e dos sujeitos ecológicos. Buscando, assim, agregar à personalidade da criança, a consciência ambiental. A metodologia de aplicação das atividades visou proporcionar conhecimentos acerca do uso racional da água e tornar essas informações adquiridas sólidas na formação pessoal das crianças. Sendo esta composta por testes avaliativos, um inicial e um final com o intuito de avaliar a percepção das crianças acerca do tema, palestra voltada para a sugestão de atitudes de uso racional da água, exposição de vídeo para introduzir noções de responsabilidade com a água, preservação e desperdício, e por fim, uma oficina recreativa para a construção de painéis com o intuito de fixar e expor os conhecimentos adquiridos. O desenvolvimento desse tema permitiu as crianças em idade escolar, 6 a 8 anos, desenvolver o senso crítico sobre o valor da água e as formas de preservação, percebendo que os cuidados são de fácil execução e contínuos. Desta forma, resultando na compreensão de que a água sem os devidos cuidados sofre alterações quanto à oferta em quantidade e qualidade para o consumo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55392
ISSN: 978 857022193-3
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_kcdosouza.pdf312,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.