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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55369
Tipo: | Tese |
Título: | The sharing economy in transitions: legitimation dynamics in the urban mobility context in Fortaleza, Brazil |
Autor(es): | Lima, Sérgio Henrique de Oliveira |
Orientador: | Leocádio, Áurio Lúcio |
Palavras-chave: | Negócios;Inovação;Legitimidade;Sustentabilidade;Setor público;Políticas públicas |
Data do documento: | 23-Out-2020 |
Citação: | LIMA, S. H. O. The sharing economy in transitions: legitimation dynamics in the urban mobility context in Fortaleza, Brazil. 2020. 337 f. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A despeito da crescente literatura sobre a economia do compartilhamento, questões de legitimidade neste campo específico ainda são pouco estudados, enquanto cresce o debate sobre seus controversos resultados. Neste sentido, o objetivo da tese foi compreender o processo de legitimação de inovações desempenhadas no contexto da economia do compartilhamento a partir da perspectiva dos diferentes atores envolvidos. Combinou-se a principal literatura sobre a abordagem de modelos de negócio, teoria da legitimidade e perspectiva de transições, e colocou-se a economia do compartilhamento neste contexto. A partir desta revisão de literatura, propôs-se que estas iniciativas são baseadas em inovações em modelos de negócio, construindo momentum interno e ganhando estabilidade nos nichos tecnológicos enquanto interagem com regras institucionalizadas do regime sociotécnico incumbente. Tais regras poderiam representar um conjunto de requisitos de legitimidade que os novos modelos de negócio precisam atender, transformar ou substituir para emergir e se estabelecer. Propôs-se um framework teórico integrativo que forneceu diretrizes para o trabalho empírico, uma vez que os conteúdos e significados das relações e construtos nele presentes – ou seja, mecanismos de legitimação – ainda não eram conhecidos. A partir de uma abordagem qualitativa-interpretativista, e adotando uma postura de pesquisa orientada à descoberta, foi realizado um estudo de múltiplos casos no contexto da mobilidade urbana em Fortaleza, Brasil. Três casos foram selecionados: um sistema de compartilhamento de carros elétricos (Vamo Fortaleza) e dois sistemas de compartilhamento de bicicletas (Bicicletar e Bicicleta Integrada). Para fins de confiabilidade, os dados foram coletados de diversas fontes, como documentos, observações e entrevistas em profundidade junto a usuários e gestores públicos e de empresas parceiras. Em relação às contribuições teóricas da pesquisa, os resultados confirmaram ou avançaram a literatura atual em que (i) modelos de negócio são valiosas ferramentas para lidar com desafios de legitimação, pois os atores gerenciaram seus componentes de modo a atender os requisitos de legitimidade que as inovações precisavam para se estabilizar; (ii) atores do setor público se valem de modelos de negócio como ferramentas gerenciais no sentido de acelerar transições urbanas para a sustentabilidade; (iii) desenvolvimentos de landscape não são homogêneos, mas um arranjo de forças heterogêneas a influenciar tanto inovações em desenvolvimento no nicho quanto as dimensões do regime sociotécnico; (iv) sobre interações nicho-regime, novos modelos de negócio podem empreender uma estratégia simbiótica (“fit-and-conform”) com uma ou mais dimensões do regime incumbente enquanto mantém uma posição disruptiva (“stretch-and-transform”) em relação a outras; e (v) a abordagem combinada de modelos de negócio e teoria da legitimidade na perspectiva de transições consegue dar a analistas a capacidade de capturar dinâmicas de ambas as perspectivas de legitimidade, estratégica e institucional. Sobre as contribuições empíricas, a análise de conteúdo mostrou ainda que (vi) devido à interação entre diversos interesses e expectativas de diferentes grupos de atores, modelos de negócio patrocinados na economia do compartilhamento podem alcançar apenas uma legitimidade de equilíbrio, isto é, um grau a partir do qual todo ganho em legitimidade para um grupo será necessariamente extraído de outro; (vii) os principais determinantes de legitimidade (de equilíbrio) foram: os interesses de cada grupo de atores, lógica de rede, infraestruturas complementares, aspectos de manutenção, processo de balanceamento de estações, e confiabilidade do sistema; (viii) gestores públicos são atores muito influentes para transições urbanas, uma vez que eles se engajaram diretamente em questões regulatórias, inovações tecnológicas e de modelos de negócio, esforços na área de infraestrutura, políticas educativas e campanhas de conscientização com o objetivo de transformar hábitos e, em última análise, a cultura para uma mobilidade urbana mais sustentável. As limitações do estudo foram discutidas e uma agenda para futuras pesquisas foi proposta. |
Abstract: | Despite the growing literature on the sharing economy, legitimacy issues in this specific field are still little studied, while the debate on its controversial results grows. In this sense, the objective of the thesis was to understand the legitimation process of innovations performing in the context of the sharing economy from the perspective of the different actors involved. We orchestrated the main literature on the business model approach, legitimacy theory, and transitions perspective then put the sharing economy into the structure. From this literature review, we proposed that sharing economy ventures are based on innovative business models building up internal momentum and adding stability in technological niches while interacting with institutionalized rules of the incumbent socio-technical regime. Such rules could represent a set of legitimacy requirements that new business models have to meet, transform or replace in order to emerge and stabilize. An integrative theoretical framework was proposed that provided guidelines for empirical work, since the contents and meanings of its relationships and constructs – that is, legitimacy mechanisms – were not yet known. Based on a qualitative, interpretivist approach, and adopting a discovery-oriented research posture, a multiple case study was conducted in the context of urban mobility in Fortaleza, Brazil. Three cases were selected: an electric car sharing system (Vamo Fortaleza) and two bicycle sharing systems (Bicicletar and Bicicleta Integrada). For reliability purposes, data were collected from a variety of sources, such as documents, observations and in-depth interviews with users, policymakers and partner companies’ managers. Regarding the theoretical contributions of the research, our findings confirmed or advanced the current literature in that (i) business models are valuable tools to deal with legitimation challenges since some actors managed their components to meet the legitimacy requirements that innovations needed to stabilize; (ii) public sector actors use business models as managerial tools to accelerate urban transitions to sustainability; (iii) landscape developments are not homogeneous, but an arrangement of heterogeneous forces influencing both developing niche innovations and the dimensions of the socio-technical regime; (iv) with regard to niche-regime interactions, new business models can undertake a symbiotic (“fit-and-conform”) strategy with one or more dimensions of the incumbent regime while maintaining a disruptive (“stretch-and-transform”) position relative to others; and (v) the interplayed approach of business models and legitimacy theory from the transitions perspective can give analysts the ability to capture dynamics from both strategic and institutional views of legitimacy. On the empirical contributions, the content analysis also showed that (vi) due to the interaction between diverse interests and expectations of different groups of actors, sponsored business models in the sharing economy can achieve only a balanced legitimacy, that is, an equilibrium degree from which any gain in legitimacy for one group will necessarily be extracted from another; (vii) the main determinants of balanced legitimacy of sharing-based business models were: the interests of each group of actors, network logic, complementary infrastructure, maintenance issues, station balancing process, and system reliability; (viii) policymakers are very influential actors for urban transitions, as they have directly engaged in regulatory matters, technological and business model innovations, infrastructure efforts, educational policies and awareness campaigns aimed at transforming habits and ultimately the culture for more sustainable urban mobility. We also discussed implications and limitations of the study and proposed an agenda for future research. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55369 |
Aparece nas coleções: | PPAC - Teses defendidas na UFC |
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