Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55140
Tipo: Artigo de Evento
Título : Influência da Política Nacional de Resíduos Sólidos sobre o número de unidades de triagem e compostagem do Brasil
Autor : Leite, Nirlania Diógenes
Paiva, Brena Karoline Valentim
Oliveira, Maria Zillene Franklin da Silva
Santos, Gemmelle Oliveira
Palabras clave : Resíduos Sólidos;Usinas de Triagem;Reciclagem;Compostagem
Fecha de publicación : 2019
Citación : LEITE, Nirlania Diógenes; PAIVA, Brena Karoline Valentim; OLIVEIRA,Maria Zillene Franklin da Silva; SANTOS,Gemmelle Oliveira . Influência da Política Nacional de Resíduos Sólidos sobre o número de unidades de triagem e compostagem do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A maior parte dos resíduos sólidos coletados no Brasil é destinada à disposição no solo em lixões, aterros controlados e sanitários, representando um enorme desperdício de materiais que possuem valor para a cadeia da reciclagem e compostagem. Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da publicação da Lei Federal 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, sobre o número de unidades de triagem e compostagem no Brasil. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira envolveu uma consulta à base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS para extração dos dados pertinentes para o período compreendido entre 2010 e 2017; e na segunda etapa realizou-se a interpretação e discussão dos dados diante de vasta literatura. Em 2010, existiam 449 unidades cadastradas no SNIS de triagem (galpão ou usina) e compostagem (pátio ou usina), sendo que em 2017 esse número alcançou a marca das 1.059 unidades; um aumento 135,8%. Tal crescimento, comprova uma influência positiva da PNRS sobre a gestão e o gerenciamento dessas frações de resíduos no país. Por outro lado, o número total de unidades de triagem e compostagem no Brasil cadastradas no SNIS é ínfimo quando comparado à dimensão do país e o aporte de resíduos aptos ao processamento nessas unidades, além de espacialmente desigual.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55140
Aparece en las colecciones: DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_eve_ndleite.pdf265,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.