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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55029
Tipo: | TCC |
Título : | Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise do escoamento e circularidade dos cilindros |
Título en inglés: | Burning process in cylinder liners of internal combustion engines: an analysis of cylinder flow and roundness |
Autor : | Deus Filho, Crysanto Augusto Gomes de |
Tutor: | Lima, Francisco Elicivaldo |
Palabras clave : | Brunimento;Retífica de motor;Escoamento;Ângulo de cruzamento de ranhura;Erro de circularidade |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | DEUS FILHO, Crysanto Augusto Gomes de. Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise do escoamento e circularidade dos cilindros. 2019. 42 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019 |
Resumen en portugués brasileño: | As popularmente conhecidas “retifica de motores”, que são empresas de serviço que fazem a remanufatura de motores, são de grande importância na cadeia automotiva. Nestas empresas são feitos processos de manutenção do motor para reparar danos causados pelo desgaste natural de sua utilização, prolongando sua vida útil. Dentre as partes importantes do motor de combustão interna, existem as camisas do cilindro, que juntamente com os pistões delimitam a câmara de combustão. Existe um processo dentro da retífica chamado de brunimento, que é um processo de usinagem, pelo qual é feito o uso para o reparo dessas camisas, deixando-as dentro das especificações que o motor necessita para o seu funcionamento. Este trabalho foi feito com o intuito, através de ângulos de ranhuras feitos pelo processo de brunimento em um motor de combustão interna, fazer análises nos cilindros com diferentes ranhuras desse motor para obtenção de melhor escoamento do óleo, juntamente com uma análise de circularidade nesses cilindros. Este motor possui quatro cilindros e cada cilindro passou pelo processo de brunimento com diferentes velocidades de avanço, posteriormente passando por um processo para análise do erro de circularidade na retifica de motores, por último fazendo uma análise de escoamento. Os resultados encontrados através da análise individual de cada cilindro mostraram valores de escoamento diferenciados que foram comparados com velocidade de avanço e ângulos de cruzamento de ranhura. Concluindo-se que o estudo de brunimento feito possui não conformidades, notando a necessidade de melhorias em determinados pontos para resultados mais satisfatórios. Podendo-se sugerir para trabalhos futuros alterações na máquina de brunimento, para uma de rotação variável, que faz com que esse processo fique com uma precisão maior. |
Abstract: | The service companies that specialize in engine overhauling are of great importance to the automotive industry. These companies perform maintenance on engines to repair regular, use-related damages, extending its service life. One of the mostimportant parts of an internal combustion engine is the cylinder liners, which, along with the pistons, delimit the combustion chamber. One of the processes used in engine overhauling is burnishing, a machining process that is used to repair the cylinder liners so they retain the specifications required for the engine to function. This paper’s goal is to analyze the angles of grooves left by the burnishing process on different cylinders of an internal combustion engine, as well as their circularity, to obtain optimal oil flow. This engine has four cylinders, and each cylinder was burnished in different progress speeds. They each went through a metrology process afterwards so circularity errors created during engine overhaul could be analyzed. A flow analysis was also performed. The results obtained through the individual analysis of each cylinder have provided different flow values that can be compared to the progress speed of each cylinder and the angles of the groove intersections made by the burnishing machine. It was concluded that the burnishing study performed presented irregularities, which call for improvements in order to obtain more satisfactory results. For future papers, it could be best to switch to a variable rotation burnishing machine instead, which would provide greater precision |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55029 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias |
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