Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55020
Tipo: Artigo de Evento
Título: Potencial de produção de biogás a partir da digestão anaeróbia da água residuária do beneficiamento de frutos da indústria de sorvetes
Autor(es): Pereira, Erlon Lopes
Morais, Naassom Wagner Sales
Coelho, Milena Maciel Holanda
Leitão, Renato Carrhá
Santos, André Bezerra dos
Palavras-chave: Sustentabilidade na Agroindústria;Modelo de Gompertz;Bioenergia
Data do documento: 2019
Citação: PEREIRA, Erlon Lopes; MOARAIS, Naassom Wagner Sales; COELHO, Milena Maciel Holanda; LEITÃO, Renato Carrhá; SANTOS, André Bezerra dos. Potencial de produção de biogás a partir da digestão anaeróbia da água residuária do beneficiamento de frutos da indústria de sorvetes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: O aproveitamento de resíduos agroindustriais para a prospecção de bioenergia por vias biotecnológicas exerce um papel importante no desenvolvimento de uma matriz energética ambientalmente viável. O metano (CH4) produzido no biogás a partir da digestão anaeróbia é um dos compostos passíveis de serem utilizados para a geração de eletricidade e calor. Dentre os resíduos agroindustriais que podem ser aproveitados, pode-se destacar as águas residuárias do beneficiamento de frutos (ARBF) da indústria de sorvetes, composta por quantidades consideráveis de matéria orgânica, o que a torna potencialmente poluidora ao meio ambiente. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de produção de biogás (metano) a partir da digestão anaeróbia da ARBF da indústria de sorvetes. Para isso, foram utilizados três reatores batelada com volume reacional e headspace de 50 e 60 mL, respectivamente. Os reatores foram inoculados com lodo anaeróbio sanitário e a relação alimento/microrganismo (A/M) foi de 0,60 ± 0,02 g DQO·g SSV-1. Posteriormente, foram incubados em shaker sob agitação orbital de 150 rpm e temperatura de 35 ºC durante 35 dias. Ao longo do experimento, as pressões foram determinadas e, ao final, foram realizadas análises de cromatografia gasosa, de cromatografia líquida e de Demanda Química de Oxigênio (DQO) para fins de balanço de massa. A modelagem cinética da produção de CH4 foi realizada por meio da equação modificada de Gompertz, visando o levantamento de parâmetros cinéticos que auxiliem o projeto de biorreatores anaeróbios. Os biorreatores apresentaram produção biogás com média de 83,7% v/v de CH4. O modelo modificado de Gompertz se ajustou aos dados experimentais de forma estatisticamente significativa (R2 = 0,98), permitindo auxiliar na definição de parâmetros importantes ao projeto e operação do bioprocesso. Os resultados sugerem que a ARBF é um substrato viável para ser utilizado na prospecção de biogás, com potencial de purificação de CH4 com bom custo-benefício.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55020
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_elpereira.pdf296,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.