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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55016
Tipo: | Tese |
Título: | O discurso em narrativas de vida hierofânicas: construção do ethos em testemunhos de evangélicos pentecostais |
Autor(es): | Holanda, Samuel Freitas |
Orientador: | Vasconcelos, Sandra Maia Farias |
Palavras-chave: | Pentecostais;Análise do discurso |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | HOLANDA, Samuel Freitas. O discurso em narrativas de vida hierofânicas: construção do ethos em testemunhos de evangélicos pentecostais. 2020. 240f - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumo: | Nesse estudo, analisamos o discurso em narrativas de si hierofânicas de evangélicos pentecostais, conhecidas como testemunho evangélico, para investigar de que maneira o ethos discursivo do autor-narrador é construído. Para conseguirmos dar conta desse objetivo, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: descrever as características do contrato de comunicação que envolve a produção e a circulação dos testemunhos evangélicos; verificar de que maneira a organização narrativa contribui para a construção do ethos nas narrativas de vida; e observar os procedimentos discursivos que contribuem para o efeito de realidade das narrativas, de modo a legitimá-las como narrativas verídicas. Para constituir nossas bases teóricas, tentamos conciliar um conjunto de postulados desenvolvidos no âmbito da Semiolinguística de Charaudeau (2014a; 2015; 1995) às discussões teóricas a respeito das noções de interdiscurso e formação discursiva desenvolvidas por Pêcheux (1975; 1983) e Maingueneau (2008; 2011b; 2015) na Análise do Discurso. Além disso, lançamos mão do conceito de Ethos Discursivo, discutido principalmente em Maingueneau (2013; 2015; 2011a; 2018), que assume uma perspectiva discursivaenunciativa, e Amossy (2011; 2014), que o examina sob o enfoque da retórica. Para análise das narrativas de vida, assumimos posições teórico-metodológicas propostas por Charaudeau (2014a; 2015) e Maia-Vasconcelos (2020), de maneira que situamos as narrativas de vida dos evangélicos pentecostais (testemunhos) no interdiscurso, entre o discurso religioso, o autobiográfico e o político. Assim, a partir de uma abordagem sociodiscursiva, nossa metodologia incluiu a construção de um corpus de acordo com as seguintes etapas: delimitação do universo da pesquisa à comunidade dos evangélicos pentecostais e coleta de seis testemunhos evangélicos disponibilizados na plataforma do YouTube que tivessem sido produzidos em igrejas por indivíduos que não promovessem especificamente nenhuma instituição religiosa ao apresentarem suas narrativas de vida. As análises que realizamos a partir desse corpus nos trouxeram resultados que podem ser assim resumidos: o contrato de comunicação envolve sujeitos religiosos que partilham espontaneamente suas narrativas de vida com interlocutores que compartilham dos mesmos valores e posicionamentos, relacionados intrinsicamente à crença na ação do sagrado; o dispositivo de encenação narrativa ajuda a construir um ethos dinâmico e polêmico, de maneira que propomos a noção de percurso éthico para tentar descrevê-lo; os procedimentos de construção do efeito de realidade apoiam-se principalmente nos valores e experiências compartilhados entre os indivíduos da comunidade, em movimentos de identificação e alteridade. Esses resultados nos permitem concluir que as análises de narrativas de vida precisam levar em consideração os aspectos de dinamicidade e alteridade na construção do ethos, evitando tentar enquadrá-lo em imagens estáticas, e que o estudo das narrativas de vida de evangélicos pode contribuir para uma abordagem mais plural dos discursos religiosos. |
Abstract: | In this study, we analyze the discourse in self-narratives of Pentecostal evangelicals, known as evangelical testimony, to investigate how the discursive ethos of the authornarrator is constructed. In order to achieve this objective, we established the following specific objectives: to describe the characteristics of the communication contract that involves the production and circulation of evangelical testimonies; to verify how the narrative organization contributes to the construction of ethos in life narratives; and to observe the discursive procedures that contribute to the reality effect of the narratives, in order to legitimize them as true narratives. In order to constitute our theoretical bases, we try to reconcile a set of postulates developed within the Charaudeau’s Semiolinguistic Theory (2014a; 2015; 1995) with the theoretical discussions regarding the notions of interdiscourse and discursive formation developed by Pêcheux (1975; 1983) and Maingueneau (2008; 2011b; 2015) in French Discourse Analysis. In addition, we use the concept of Discursive Ethos, discussed mainly in Maingueneau (2013; 2015; 2011a; 2018), which assumes a discursive-enunciative perspective, and Amossy (2011; 2014), which examines it under the rhetorical approach. For the analysis of life narratives, we assume theoretical-methodological positions proposed by Charaudeau (2014a; 2015) and Maia-Vasconcelos (2020), so that we situate the life narratives of the Pentecostal evangelicals (testimonies) in the interdiscourse between the religious, autobiography and politics discourse. Thus, based on a sociodiscursive approach, our methodology included the construction of a corpus according to the following steps: definition of the research universe to the Pentecostal evangelical community and collection of six evangelical testimonies made available on the YouTube platform that had been produced in churches by individuals who did not specifically promote any religious institution when presenting their life stories. The analyses we conducted from this corpus brought us results that can be summarized as follows: the communication contract involves religious subjects who spontaneously share their life stories with interlocutors who share the same values and positions, intrinsically related to the belief in the action of the sacred; the narrative staging device helps to build a dynamic and polemic ethos, so that we propose the notion of an ethic path to try to describe it; the procedures for building the effect of reality are based mainly on values and experiences shared among individuals in the community, in movements of identification and otherness. These results allow us to conclude that the analyses of life narratives need to take into consideration the aspects of dynamism and otherness in the construction of the ethos, avoiding trying to frame it in static images, and that the study of the life narratives of evangelicals can contribute to a more plural approach to religious discourses. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55016 |
Aparece nas coleções: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
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